domingo, 18 de novembro de 2018

Projetos inovadores apresentados em sessão promovida pela CCDR

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve levou a cabo, em Albufeira, no passado dia 14, uma sessão pública sobre a forma como estão a desenvolver-se os projetos financiados no âmbito das Estratégias de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (RIS3).
No decorrer do encontro foram apresentados alguns desses projetos, nos domínios do Turismo; Mar; Agroalimentar; Energias Renováveis; Saúde; TIC e Indústrias Culturais e Criativas.
No início da sessão, o presidente da CCDR, Francisco Serra, garantiu que o organismo que lidera tem vindo a fazer uma monitorização permanente do processo de candidaturas, de forma a garantir que haja projetos para todas as verbas disponibilizadas e que as mesmas sejam aplicadas o melhor possível.
Em face dessa avaliação, anunciou que, no futuro, deverão ser feitas algumas reprogramações, as quais não devem, no entanto, ultrapassar cerca de 10% dos 318 milhões de euros disponíveis.
Antes desta sessão tinha-se realizado a 3ª Reunião do Conselho de Inovação Regional do Algarve (CIRA), que contou com a participação do secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza.
O governante fez um balanço “bastante positivo” da forma como está a ser executado o programa comunitário Portugal 2020. Até agora, garantiu que 77% da verba já está comprometida, o que faz com que Portugal seja o país com o maior nível de execução ao nível europeu, entre os que têm pacotes financeiros semelhantes, acima de 5 mil milhões de euros.
No que diz respeito ao Algarve, o programa específico que existe para a região tem “taxas de compromisso e de execução na ordem dos 60% e dos 17%, respetivamente, o que a coloca em linha dos outros programas operacionais regionais do continente”, acrescentou Nelson de Souza.
Fonte:oalgarve

Nenhum comentário:

Postar um comentário