terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Tratamento inovador em Coimbra

CHUC realiza tratamento cardíaco através da pele.
O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) anunciou esta segunda-feira, dia 19 de novembro, ter realizado, pela primeira vez na região centro, um tratamento percutâneo (através da pele) de correção de insuficiência de uma válvula do coração.
De acordo com comunicado do CHUC, a Unidade de Intervenção Cardiovascular (Unic) do serviço de cardiologia efetuou «a correção da insuficiência valvular mitral severa em dois doentes que não eram candidatos cirúrgicos, utilizando para o efeito uma implantação não cirúrgica de um novo dispositivo».
Denominado MitraClip, o dispositivo é «uma pequena prótese cardíaca, introduzida através de uma picada na pele, que prende os folhetos da válvula mitral, reduzindo assim de forma significativa a insuficiência valvular».
Um estudo recentemente publicado refere que o procedimento em doentes selecionados com insuficiência cardíaca, representa, após 24 meses, uma redução de 47% do número de hospitalizações e de 38% da mortalidade. O estudo em causa, citado pelo CHUC, incluiu 614 doentes (302 pacientes com MitraClip e 314 com o melhor tratamento médico farmacológico atualmente disponível).
A Unic é um «centro de treino nacional e internacional em intervenções cardíacas estruturais e intervenções coronárias complexas por via percutânea, contando com várias ações formativas ao longo de todo o ano». De acordo com o CHUC, «esta unidade conta com quatro salas de intervenção e, a partir do próximo ano, contará também, a partir de 2019, com uma sala híbrida no serviço de cirurgia cardíaca». A sala híbrida, com capacidade para fazer intervenções cirúrgicas cardíacas e intervenções percutâneas em simultâneo, será a primeira do país.
Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário