quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

360º- A cimeira Trump-Kim e o que não se vai falar nela: a miséria e o abandono das crianças na Coreia do Norte; a equipa do SEF contra tráfico humano

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... a Igreja portuguesa está a investigar mais duas queixas de abuso sexual, mas ainda não as comunicou à polícia. Depois de o Papa ter insistido que os abusos sexuais têm de ser comunicados à justiça, o porta-voz dos bispos diz que os casos só serão levados às autoridades se tiverem "credibilidade e fundamento"

Na Austrália, um tribunal Melbourne já mandou deter o cardeal George Pell, condenado por cinco crimes de abuso sexual de menoresO Vaticano tinha anunciado o seu afastamento definitivo de todos os cargos ontem à noite. Arcebispo de Sidney até se mudar para Roma onde chegou a número 3 da Igreja, Pell era conhecido por ter uma posição conservadora em relação a temas como a homossexualidade e o aborto, até ser acusado de pedofilia. A sentença, em que arrisca uma pena de 50 anos, será lida dia 12. 

O Paquistão diz que abateu dois aviões indianos e capturou um piloto. A resposta ao ataque da Força Aérea da India faz aumentar a escalada de tensão entre os dois países apesar das informações ainda pouco claras sobre o que se está a passar.

Daqui a pouco, o Brexit vai voltar a ser debatido e votado no parlamento britânicoTheresa May quer impor uma de duas hipóteses: o adiamento do processo ou uma saída sem acordo. Mas Jeremy Corbyn deve avançar com a ideia do segundo referendo.

A cimeira entre os EUA e a Coreia do Norte começa também esta manhã em Hanói: haverá um cumprimento, seguido de uma conversa privada e depois um jantar. Neste primeiro dia o destaque vai  para os 12 seguranças de Kim Jon-un, para a confusão com uma dupla reserva constrangedora de um hotel e para o vodka apreendido na Holanda que teria o líder norte-coreano como consumidor final.

Outra informação relevante 
António Mexia esteve ontem sete horas a ser ouvido na comissão de inquérito às rendas excessivas. O tema central foi a ligação da elétrica a Manuel Pinho (Mexia garantiu que a"Universidade de Columbia “não é uma instituiçãozeca. E foi ela que escolheu Manuel Pinho”), mas não só. A Ana Suspiro explicacomo Mexia atacou as suspeitas sobre Pinho, Columbia e o consultor, dizendo que a “EDP não ficou melhor após 2007”.

O Parlamento estreia hoje o novo sistema contra falsas presençasOs deputados vão ter de dizer “sim” após fazer o login no plenário.

Do testemunho de Sofia Fava na Operação Marquês ficam frases fortes mas pouco elucidativas sobre o processo. Como esta: “José Sócrates sempre foi um mãos largas. Dava-me sempre muito mais dinheiro do que eu precisava para ir ao supermercado”, disse a ex-mulher do primeiro-ministro, que, claro, nada sabia dos fluxos de dinheiro de Carlos Santos Silva.

Por falar em Sócrates, o Bloco quer ouvir o ex-primeiro-ministro e Armando Vara na segunda comissão de inquérito à CGDA CPI arranca a 12 de março, com a audição à consultora EY, autora da polémica auditoria sobre os créditos de risco (alguns é melhor chamar-lhes a fundo perdido).

O político e activista brasileiro Jean Wyllys foi atacado com ovos na conferência que deu em Coimbra. Primeiro deputado parlamentar assumidamente gay, Wyllys abandonou o cargo e o Brasil dizendo receber constantes ameaças de morte e exilou-se em Portugal. Ontem disse que “será a memória de Marielle Franco” que vai derrubar Bolsonaro" e hoje voltará a falar em Lisboa.

A amputação de um mama a uma mulher saudável levou à suspensão de dois médicos do São João por 10 e 21 dias. Segundo a Ordem, trataram-se de "infrações graves, praticadas com negligência grosseira". A notícia é do Jornal de Notícias.

As construtoras acusadas de lesar o Estado por cartelização continuam a entrar em concursos públicosMota-Engil, Comsa, e a Sacyr Neopul fazem propostas à Infraestruturas de Portugal apesar de já terem sido acusadas (e uma até multada) pela Autoridade da Concorrência, escreve o DN.

A escola dos Bombeiros em Sintra tem as contas sob suspeita. Uma auditoria da Proteção Civil revela má gestão e aplicação errada de fundos públicos, avança o JN.

Há mais uma polémica numa prisão portuguesa: foram apanhados drones a levar encomendas ilegais para os presos de Vale de Judeus. Os guardas disseram à SIC não ter formação nem condições para impedir estes aparelhos voadores controlados à distância. 

O Governo ganhou mais um fôlego no braço-de-ferro com os enfermeiros. Depois do sindicato ter avançado com uma intimação para travar a requisição civil, os juízes do Supremo Tribunal Administrativo chumbaram o pedido dizendo que o direito à greve não foi violado.

Já com os professores a corda continua muito esticada. A Fenprof convocou uma grande manifestação nacional para 23 de Março, se até lá não existir acordo.

Marcelo considera a visita a Angola uma das "mais importantes do mandato". Nos quatro dias que vai estar no "país irmão", o Presidente vai dividir-se entre Luanda, Benguela e Huíla. Dará ainda uma aula e estará ainda em dois aniversários (um deles o de João Lourenço, por causa do qual viajará um dia mais cedo).

António Costa já está em campanha europeia ao lado de Pedro Marques. Ontem desfez-se em elogios ao cabeça de lista socialista, a quem chamou o  homem dos “resultados” e não dos “soundbites”. Deu um bom soundbite.

O aumento da receita fiscal em 20,3% valeu ao Governo arrancar o ano com um excedente de 1.542 milhões de euros. É o que diz a execução orçamental de Janeiro.

A SIBS, empresa gestora da rede Multibanco, diz que a cobrança por transferências MB Way será uma decisão de cada banco. O anúncio foi feito durante a apresentação de uma nova plataforma de “banca aberta”, considerado um “novo ciclo” como foi o Multibanco há 35 anos.

Depois de ter saído da Venezuela para a Colômbia para assistir à entrada de ajuda humanitária, Juan Guaidó não sabe agora como reentrar no país. O autoproclamado presidente estuda "várias rotas" para poder voltar a Caracas. Já Nicolás Maduro decidiu deportar os jornalistas da Univision que o irritaram numa entrevista com uma pergunta sobre fraude eleitoral e um vídeo com crianças a comer do lixo. 

Nos EUA, milhares de crianças migrantes terão sido vítimas de abusos sexuaisUm senador democrata denunciouqueixas de crimes contra menores desacompanhados na fronteira norte-americana com o México alegadamente cometidos por funcionários do Departamento de Saúde e Serviços Humanos.

Ainda nos Estados Unidos, a Câmara dos Representantes votou contra o estado de emergência declarado por Trump.

O FC Porto está muito próximo da final da Taça de Portugal depois de ter vencido o Sp. Braga por 3-0 na primeira eliminatória meia-finalO destaque da noite dos portistas foi para Manafá, como escreve o Bruno Roseiro na crónica. Agora Sérgio Conceição já só pensa no jogo com o Benfica: “Se calhar hoje ainda vou tirar umas notas…”.

Os nossos Especiais

Quem é e que faz a equipa especial do SEF que tenta salvar pessoas traficadas como mercadorias para Portugal? A equação 0+0+0+0+0 = 1 pode parecer sem sentido, mas é a usada para distinguir entre uma vítima e um passageiro normal. Há também perguntas sobre Ronaldo que podem ser decisivas para casos como os que Carolina Branco encontrou. Entre eles o de Ekaterina, que veio para trabalhar e acabou sem nada

Mete Coban é o jovem que convenceu mais jovens a votar nas últimas eleições britânicas, com campanhas na Uber e no Tinder. Em entrevista à Ana Pimentel, o CEO do My Life, My Say, diz que é inacreditável ainda não votarmos online. Mas também se queixa dos seus 'colegas': “Ficámos preguiçosos enquanto geração: lemos títulos e acreditamos”.

A nossa opinião
  • José Manuel Fernandes escreve "O pouco amor dos portugueses pela liberdade. E o triste amochar de que 'quem se mete com o PS, leva'": "Uma picardia aqui, um despacho acolá, uma nomeação além, todos os dias vamos deixando que o governo tenha mais poder e os cidadãos mais constrangimentos. Triste sina de um país que não ama a liberdade".
  • Maria João Marques escreve "Islamabad-Coimbra, ou a história da anti-feminista": "Em todo o caso, há um claro benefício para as feministas nisto tudo. Sempre que nos perguntarem o que é o anti-feminismo podemos mostrar Joana Bento Rodrigues. E todos vamos rir muito". 
  • Tiago Dores escreve "Os amigos são para as nomeações": "As reuniões do Conselho de Ministros parecem um episódio do clássico seriado Dallas com os familiares todos reunidos. A única diferença é que no rancho texano da família Ewing não havia vacas voadoras".
  • André Abrantes Amaral escreve "Quem semeia mentiras colhe greves": "Ao acreditarem que a austeridade era passado, a razão para tanta greve está na fúria de quem foi enganado. Por vezes mentir é mais popular, já quando chega a 'dolorosa' é que são elas". 

Notícias surpreendentes 

Há um escândalo na Ucrânia por causa da final da Eurovisão. A cantora que ia representar o país em Israel queixou-se de censura e publicou as polémicas cláusulas do contrato no Facebook. A resposta do Governo de Kiev não podia ser pior: disse que a honra está reservada a "verdadeiros patriotas".

A família real britânica contratou um assessor de peso para que Meghan, Kate e companhia passem a lidar com os mediaChristian Jones esteve no gabinete que trata do Brexit e agora dá conselhos à monarquia.


É do vento também a principal culpa dos tsunamis de gelo que têm invadido cidades a norte dos EUA e no CanadáEstes fenómenos já aconteceram antes, mas não tão cedo, nem de forma tão perigosa.

Mesmo num telemóvel menos avançado, já pode receber oresumo desta newsletter através do WhatsApp (é só registar-se). De resto, continue com toda a informação do dia no Observador. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa quarta-feira


Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário