sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Livros | «Quem é Fascista»

Estará a democracia ameaçada
pelo fantasma do fascimo?

Habituámo-nos a evitar o fascismo como diabo foge da cruz. A ideologia ultranacionalista e autoritária foi extinguida, aparentemente, há 70 anos. Mas será que a ameaça de um indesejado retorno está mais perto do que pensamos? Quem é, de facto, fascista? Como podemos distinguir um? O historiador italiano Emilio Gentile responde a essas e outras inquietações no livro Quem É Fascista. A obra, traduzida para português por Mário Matos e editada pela Guerra e Paz, Editores, chega às livrarias de todo o país no próximo dia 17 de Setembro.
cid:image006.png@01D56A1A.F1A8E790 
Trump, Bolsonaro, Erdoğan, Salvini, Orbán ou Di Maio: homens comuns com propostas incomuns e poderes consagrados pela democracia. Serão meros oportunistas com dom oratório e discurso populista ou herdeiros do fascismo de Mussolini? A discussão é frequente, gera paixões e indignações e está longe de reunir consenso. Será que, ao longo dos anos, o percurso histórico e o conteúdo ideológico do fascismo foi esquecido, passando a palavra a ser um passe-partout que se aplica a tudo, como faziam os partidos comunistas nos anos 20, chamando fascistas até aos antifascistas que não fossem comunistas?

À luz da história e da ciência política, estas figuras sui generis não são fascistas, ainda que não deixem, necessariamente, de ser outra coisa igualmente perigosa. Quem o defende é o premiado investigador e historiador italiano Emilo Gentile, que expôs no livro Quem É Fascista as conclusões do seu trabalho de análise histórica, filosófica e política.

Em Quem É Fascista, o autor apresenta-nos uma narrativa clara e concisa, para todos os tipos de leitor, na sugestiva forma de auto-entrevista. Alertando para os alarmismos perigosos que podem agravar a desinformação sobre o movimento fascista e impedir-nos de compreender que a crise democrática tem «novos fantasmas».

O livro, traduzido do italiano por Mário Matos, chega às livrarias de todo o país no próximo dia 17 de Setembro. 

Quem É Fascista
Emilio Gentile
Não-Ficção / Política
124 páginas · 15x23 · 14,50 €
Nas livrarias a 17 de Setembro
Guerra e Paz Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário