O grupo francês PSA, fabricante da Peugeot, e a ítalo-americana Fiat Chrysler (FCA) anunciaram hoje ter acordado "por unanimidade" uma "fusão das atividades dos dois grupos" para criar uma nova entidade com sede na Holanda.
"Os acionistas dos dois grupos passariam a deter, respetivamente, 50% do capital da nova entidade e, portanto, iriam partilhar em parte igual dos benefícios desta fusão", é referido num comunicado conjunto.
O Conselho de Administração será composto por onze membros, cinco dos quais nomeados pela Fiat-Chrysler e outros cinco pelo PSA, incluindo o português Carlos Tavares, como diretor-geral.
O ministro da Economia francês, Bruno Le Maire, congratulou-se com "o início das negociações entre os dois grupos", mas prometeu que o Estado, acionista em 12% da PSA, vai continuar "particularmente vigilante" sobre o impacto na indústria francesa.
A fusão entre as duas construtoras será feita sem o "encerramento das fábricas", garantiram as duas sociedades no mesmo comunicado conjunto, no qual precisaram que as sinergias anuais estão estimadas em 3,7 mil milhões de euros.
Lusa / Madremedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário