quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Évora | Livros: Galopim de Carvalho apresentou livro “COM COENTROS E CONVERSAS À MISTURA”



Galopim de Carvalho apresentou livro “COM COENTROS E CONVERSAS À MISTURA”

A Sala dos Leões, na Câmara Municipal de Évora, foi o local escolhido para a apresentação de “Com Coentros e Conversas à Mistura”, livro de Galopim de Carvalho que já vai na sua 2.ª edição. A abertura da sessão que decorreu ontem, 30 de outubro, esteve a cargo de Carlos Pinto de Sá, Presidente da autarquia eborense, que assumiu que o tema lhe desperta “água na boca”, sublinhando a grande importância de Galopim de Carvalho em diversas áreas do saber. 

A plateia não quis perder a oportunidade de conhecer uma obra que faz “uma fusão entre o saber e o sabor”, tal como descrito por Francisco Bilou, a quem coube a apresentação de uma publicação que considera “importante para o Alentejo e a sua gastronomia”. 

“Com Coentros e Conversas à Mistura” combina os saberes de uma culinária tradicional e caseira, temperados com relatos baseados em experiências da vida cívica e profissional e em reflexões que passam pela política, filosofia e arte. “Quem cozinha lá em casa sou eu”, confidenciou aos presentes, em tom de brincadeira, Galopim de Carvalho. Um verdadeiro contador de estórias cuja fluidez do discurso, sempre “apimentada” com curiosidades em tom informal, cativa e prende qualquer audiência. “Sempre me mantive simples, o bichinho do elitismo nunca me picou”, afirmou convictamente. 

Sobre o processo criativo o autor revelou que “acordo muito cedo, cheio de energia e com muitas ideias e apontamentos para escrever.” A meio da manhã vai para a cozinha e começa a experimentar receitas. “Se fica bom, é passado para o papel”, assegura.

António Marcos Galopim de Carvalho, nascido em Évora em 1931, é Professor Catedrático Jubilado na área de Geologia. Foi responsável científico de numerosos projetos de investigação nas áreas de Geologia Marinha e de Paleontologia, sendo também autor de várias obras de carácter científico, bem como de obras de divulgação e ficção. Em 2001 a Câmara Municipal de Évora atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Municipal – Classe Ouro. É patrono da Escola Básica do Bacelo e foi-lhe concedido, em 2018, o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Évora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário