sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Proença-a-Nova | Troque resíduos por plantas a 21 de outubro

Na época de plantação por excelência para a grande maioria das espécies arbustivas e arbóreas, o Município de Proença-a-Nova promove novamente a campanha “Troque Resíduos por Plantas”, no próximo dia 21 de outubro, no Viveiro Municipal. 

O objetivo desta iniciativa é, simultaneamente, alertar para a necessidade de reciclar objetos compostos por metais pesados (como é o caso das pilhas e das baterias que não devem ser colocados no lixo comum já que podem demorar até 500 anos a degradar-se) e promover a entrega destes produtos recebendo em troca árvores e arbustos. 

Assim, por cada 20 pilhas/baterias, 6 lâmpadas ou 2 pequenos eletrodomésticos será oferecida uma planta (árvore ou arbusto) de uma lista pré-estabelecida. A troca será realizada no Viveiro Municipal a 21 de outubro, das 9h30 às 12h00 e das 13h30 às 16h00. 

Na edição do ano passado, que aconteceu no dia 21 de março para assinalar do Dia Mundial da Árvore, foram entregues no total 232 plantas em troca de 4002 pilhas e baterias, 716 toner/tinteiros e 37 carregadores que foram dados à Escola Pedro da Fonseca para o projeto Eco Escolas. Ao longo desse dia, o Viveiro Municipal recebeu 22 crianças da creche “A Carochinha” de Sobreira Formosa, 128 crianças da creche e jardim de infância “O Cortiço” de Proença-a-Nova, o Lar do Montinho e 15 munícipes em nome individual. 

Ao nível das árvores foram entregues: 109 carvalhos (Quercus robur); 74 sobreiros (Quercus suber), 17 pinheiros mansos (Pinus pinea). Em termos de arbustos, o medronheiro (Arbutus unedo) foi a espécie mais procurada (32).

Nenhum comentário:

Postar um comentário