segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Livro da 2ª edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca apresentado na Casa das Associações


O Município de Proença-a-Nova e a editora Alma Azul apresentaram, no dia 7 de dezembro na Casa das Associações, o livro “Prémio Literário Pedro da Fonseca” com os textos vencedores da segunda edição deste concurso: “Encomendação”, de Lucília Nunes, e “Gente de bem”, de Inês Montenegro, que venceram respetivamente nas categorias de poesia e prosa, e ainda a Menção honrosa atribuída ao conto “Outras Vidas” de Carlos Paixão Lopes. A publicação apresenta ainda um enquadramento histórico e antropológico sobre estes dois rituais de Pedro Antunes, “Eco da Dávida – uma introdução aos peditórios cerimoniais das Janeiras, Reis e Encomendação das Aldeias nas aldeias de Proença-a-Nova”. 

João Lobo, presidente da Câmara Municipal, reforçou a importância destes dois temas na comunidade que ainda hoje “dizem muito às pessoas, quer do ponto de vista cultural, quer religioso e isso também se traduziu na quantidade e qualidade de trabalhos que rececionámos. Este livro tem três obras, os dois vencedores na prosa e poesia, respetivamente, e uma menção honrosa, o que traduz a dificuldade que o júri teve na análise das obras. A estratégia do Município é valorizar o que é nosso, não deixando cair as nossas tradições no esquecimento”. 

Pedro Antunes, que viveu quase um ano na aldeia de Corgas para escrever a sua tese de doutoramento, teve a oportunidade de testemunhar estes rituais e a “maneira como este património social e cultural está presente na experiência das pessoas, bem como o compromisso de voltar à terra para integrar os grupos que são uma forma de dinamismo e regeneração social. O Município tem feito um trabalho interessante a partir de uma abordagem literária, cultural e artística das suas tradições e é rica a experiência de como estes rituais são vividos, os afetos que as pessoas têm, no caso das Corgas, a tradição vai sendo cumprida com um valor muito importante sobretudo para as pessoas da localidade. Estes poemas e estes contos mostram o modo como estão impressos na memória social destas pessoas. Foram imensos textos que recebemos e as imagens que transmitem são belíssimas”. Imagem essa que Lucília Nunes, uma das autoras vencedoras presentes na cerimónia, ainda tem presente e que serviu de inspiração para escrever os poemas que versejam sobre “as lembranças de criança dos rituais na aldeia dos avós, naturais da Beira Baixa” e a presença da morte na sua vida profissional de Lucília enquanto enfermeira de cuidados paliativos, que tal como costuma dizer: “as pessoas que morrem ficam connosco”. 

A temática da terceira edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca já foi revelada e engloba as tradições e pratos típicos como a tigelada, o plangaio, o maranho, o pão e broa em forno de lenha, os que resultem da matança do porco, o afogado da boda, o cabrito assado, o bolo finto, as broas de mel, a salada de almeirão, as filhós, o queijo de cabra ou outros que derivem dos recursos do território e que nele sejam tradição. Esta escolha, à semelhança dos anteriores, tem como objetivo valorizar o património material e imaterial do concelho, neste caso concreto, a cultura gastronómica. Para os interessados em concorrer na edição do próximo ano, recordamos que o prazo para a entrega dos trabalhos acontece entre o primeiro dia útil de janeiro até ao último dia útil de fevereiro e está aberto a todos os cidadãos, desde que redigidos em Língua Portuguesa. O regulamento está disponível aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário