segunda-feira, 16 de março de 2020

A fascinante história do padre Gregório Verdonk, o último exorcista de Lisboa

Confessor de Salazar, ganhou, por altura do Estado Novo, reputação de milagreiro e é, ainda hoje, uma figura controversa. Um dos milagres que lhe imputam é mesmo tabu para o Patriarcado de Lisboa.  Conheça a fascinante história do Padre Gregório Verdonk n’O Último Exorcista de Lisboa, livro que resulta de uma rigorosa investigação da escritora, dramaturga e guionista Inês Leitão.  Esta é uma edição Guerra e Paz, Editores, em parceria com o Grupo Cofina, e chega amanhã, dia 17 de Março, às livrarias e bancas de todo o país.
O padre holandês chegou a Portugal em 1939 para uma missão, a pedido do cardeal patriarca de Lisboa, Manuel Gonçalves Cerejeira, e tornou-se, anos mais tarde, uma santidade para os lisboetas. 
«Pe. Gregório será conhecido como o padre que Salazar procurará para as bênçãos e para a confissão, quando já se encontrava doente. Sabia do seu dom.»  Tal como António de Oliveira Salazar, também Inês Leitão admite o fascínio pela figura do Padre Gregório Verdonk. 
A escritora, dramaturga e guionista teve acesso a documentos inéditos, incluindo os diários do sacerdote, e pesquisou jornais da época. Dessa investigação nasceu O Último Exorcista de Lisboa, biografia do holandês que ficou conhecido em Portugal como o Padre Santo de Lisboa. Segundo a autora, as pessoas que receberam benzeduras do exorcista «descobriram-se curadas ou agraciadas em algum sofrimento». 
Inês Leitão defende que o padre Gregório foi responsável pelo segundo Milagre da Eucaristia em Portugal, no qual terá recebido, de Jesus Cristo, um cálice com sangue. Reconhecimento que nunca foi concedido pela Igreja. «Fica, infelizmente, por comprovar.» 
No livro conheça os passos do homem que livrou Lisboa do mal, os relatos dos exorcismos por ele praticados e a relação com Maria da Purificação, uma mulher com visões místicas de quem foi director espiritual. O livro contém ainda em anexo alguns dos documentos utilizados pela autora na investigação.
Uma privilegiada da história de Portugal e dos meandros da Igreja Católica na época do Estado Novo e que prova que Salazar não era tão crente como se julgava.
Último Exorcista de Lisboa é o décimo terceiro título dos Livros CMTV. A obra chega amanhã, dia 17 de Março, às livrarias e bancas de todo o país. O livro pode ainda ser adquirido no site oficial da Guerra e Paz.  

Inês Leitão é também autora do livro infantil Pipoteca em África: História de Uma Missão em Maputo e do livro de poesia Se o Meu Corpo Fosse Um Homem.

O Último Exorcista de Lisboa
Inês Leitão
Não Ficção / Língua Portuguesa
192 páginas · 15x23 ·13,00€
Nas livrarias a 17 de Março
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário