segunda-feira, 16 de março de 2020

O Santuário de NOSSA SENHORA da LAPA - SOUTELO, VIEIRA DO MINHO



O recinto do santuário, que se distribui por dois patamares, incorpora um coreto, instalações de apoio à romaria e fontes.

Esta capela está referenciada nas “Memórias Paroquiais” de 1758. 

A Nossa Senhora da Lapa, em Soutelo, Vieira do Minho, será uma das igrejas mais estranhas de Portugal. No entanto, não podemos negar a sua beleza, que reside essencialmente na sua originalidade e simplicidade, aliada a uma história de fé de quem a construiu e cuidou dela.

O Santuário de Nossa Senhora da Lapa localiza-se na freguesia de Soutelo, concelho de Vieira do Minho, num local muito agradável com muitas zonas de sombra e algumas mesas e bancos para aqui piquenicar.

Mesmo ao lado tem um acesso por escada em madeira que lhe dá acesso a um miradouro.

Para aceder, terá que trepar a cumeada do monte de Penamourinha, com subida a pedir primeira e segunda, estradas estreitas em asfalto, transitáveis quanto baste.

Por estar situado bastante alto, em tempo de chuva formam-se nevoeiros que dificultam a visão do horizonte, que é naturalmente bastante apelativo neste aprazível local.

Conta a história que no ano de 1805 Nossa Senhora da Lapa surgiu diante de uma pequena pastorinha; sabendo do ocorrido, o pai da criança deslocou-se ao local a fim de constatar o acontecimento.

Quando a sua filha apontou para o local da aparição, lá estava a Nossa Senhora novamente.

Rapidamente a notícia da aparição se espalhou pelas localidades mais próximas, iniciando as romarias no primeiro dia do mês de Junho.

Em 10 de Junho de 1805 reuniram-se mais de quinhentas pessoas neste local. Dado o enorme fluxo de peregrinos, o abade Rodrigues Ramos ordenou a construção de um altar por baixo do bloco granítico onde a imagem de Nossa Senhora tinha surgido. Ordenou também que a área em redor fosse convenientemente preparada para receber o maior fluxo de peregrinos possível.

O pequeno templo corresponde a uma cavidade sob rochas, a “lapa”, encerrada com parede de cantaria granítica, formando uma fachada de desenho arquitetónico simples, onde se distinguem os vãos moldurados das janelas e da porta, sendo esta sobrepujada por um nicho onde se abriga uma pequena imagem de Nossa Senhora, com uma cartela na base onde se gravou a data 1694.

Uma porta em grade, colocada em 1898, dá acesso ao interior, onde se sobrepõem diversas soluções decorativas, destacando-se várias inscrições gravadas no tecto rochoso e o quadro encaixilhado com a história do Santuário, escrita pelo padre José Maria Machado em 1851.

*Imagens e texto enviado pelo Dr. Manuel Janicas a quem o Litoral Centro agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário