segunda-feira, 16 de março de 2020

Covid-19: Mais de 70 pessoas em quarentena em Faro após confirmação de caso

Mais de 70 trabalhadores rurais estão de quarentena em Faro depois de ter sido confirmado no domingo um caso de Covid-19 envolvendo um cidadão de nacionalidade nepalesa, que trabalha e reside na zona rural do concelho, confirmou hoje o município.
“O trabalhador encontra-se internado no Centro Hospitalar Universitário do Algarve e é o primeiro registo de infeção pelo novo coronavírus (Covid-19) no concelho de Faro, não temos registou de mais nenhum”, afirmou à Lusa o presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau.
Na sequência da confirmação, a autoridade de saúde “decretou a necessidade de manter em quarentena 74 cidadãos”, de várias nacionalidades estrangeiras, com quem o primeiro infetado terá tido contacto pessoal ou profissional.
Rogério Bacalhau revelou que “devido à possibilidade de contágio” foi solicitada à Câmara Municipal a “cedência de um espaço adequado para este acolhimento”, tendo a autarquia disponibilizado o Pavilhão da Escola Básica de Santo António do Alto, em articulação com o Agrupamento Escolar João de Deus.
Fonte da Administração Regional de Saúde do Algarve revelou que as precárias condições de habitabilidade dos trabalhadores levaram a que fossem acolhidos nas instalações escolares, para que “possam ser feitos despistes, já que pode existir uma nova cadeia de transmissão”.
Entretanto em comunicado, a autarquia informou que “todos os aspetos relacionados com o tratamento clínico” destes cidadãos estão a ser e serão tratados pelas autoridades de saúde.
Para um alojamento condigno, este caso está a ser apoiado pelo Moto Clube de Faro, pelos Bombeiros Sapadores, pelos Bombeiros Voluntários ‘Cruz Lusa’ e pela Cruz Vermelha Portuguesa – núcleo de Faro/Loulé.
Rogério Bacalhau fez um apelo “à tranquilidade de toda a população”, solicitando o cumprimento integral das recomendações de segurança e prevenção da Direção-Geral da Saúde, em particular as que “respeitam ao recato social e às normas de higiene pessoal”.
O número de infetados pelo novo coronavírus em Portugal subiu para 331, mais 86 do que os contabilizados no domingo, anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).
De acordo com o boletim sobre a situação epidemiológica em Portugal, divulgado hoje às 12:30, há 2.908 casos suspeitos, dos quais 374 aguardam resultado laboratorial.
Segundo a DGS, há três casos recuperados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário