segunda-feira, 2 de março de 2020

Aveiro | CRIANÇAS ABRIRAM AS PORTAS DA NOVA ESCOLA DO 1.º CICLO DE SÃO BERNARDO



Assinalamos hoje o primeiro dia em que as Nossas Crianças da Escola do 1º Ciclo de São Bernardo Nº 2, e respetivos Professores e Assistentes Operacionais, tiveram a possibilidade de estrear e começar a usar as instalações da nova Escola, sendo por isso um dia muito importante para toda a Comunidade Educativa de São Bernardo e que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves.

A nova Escola Básica de São Bernardo, um investimento global da CMA de 1 milhão de euros com comparticipação da União Europeia através do FEDER no valor de 763.253,73€, é um edifício de arquitetura contemporânea que oferece espaços confortáveis e luminosos. Constituída por oito salas distribuídas por dois pisos, conta também com uma sala polivalente com galeria superior e com importante nota ambiental e de eficiência energética possui painéis solares no telhado para fornecimento de energia.

Com este importante passo ficamos mais perto de ter concluída a obra no seu todo, seguindo-se nas próximas semanas o desmantelamento dos monoblocos que funcionaram como Escola durante 9 anos, com todas as limitações de qualidade, conforto e outras bem conhecidas de todos os que por lá passaram nos últimos anos. Com o desmantelamento dos monoblocos vamos disponibilizar toda essa zona como recreio coberto para as Crianças do 1º ciclo, concluindo assim os trabalhos da nova Escola.
Aproveitamos este momento para agradecer toda a compreensão ao Corpo Docente, Não Docente e Encarregados de Educação, pelo apoio dado ao longo deste período, sempre difícil e perturbador no normal funcionamento de uma Escola, mas que como se poderá constatar nos próximos dias, bem justificado pelas excelentes condições de trabalho que a partir de hoje estão ao dispor da Comunidade Escolar de São Bernardo Nº2.

No dia de hoje honramos o compromisso assumido com o Agrupamento de Escolas José Estevão, com os Docentes e Não Docentes, com os Encarregados de Educação e, acima de tudo, com as Crianças, em acabar com a pior Escola do Município e propiciar todas as condições para que todos possam trabalhar com mais qualidade.

A partir de amanhã, dia 3 de março (terça-feira), a entrada das Crianças passará a ser realizada pela nova portaria do novo edifício escolar.

Dedicação e Determinação levaram construção a “bom porto”
Esta tem sido uma obra muito complexa de gerir, fruto do Empreiteiro que ganhou o Concurso Público para a construção, o qual passou e continua a passar por uma situação financeira e estrutural frágil, com escassez de meios que fez prolongar exageradamente o tempo de execução desta empreitada.

No início do mandato anterior (2013/2017) e dada a situação inadmissível da “Escola provisória de contentores”, decidimos projetar e construir uma Escola Nova, para o que foi necessário, recolher apoios locais nomeadamente do Agrupamento de Escolas, conseguir o acordo do Ministério da Educação para localizar a Escola Nova no recinto da EB 2,3, o financiamento dos Fundos Comunitários do Centro 2020, realizar o projeto, lançar e gerir o concurso público da obra, e após a receção do visto do Tribunal de Contas, iniciar a obra.
Trata-se de uma importante empreitada para a rede escolar do Município de Aveiro sendo que toda a intervenção teve o acompanhamento regular por parte da Câmara Municipal de Aveiro (dono da obra) e do Agrupamento de Escolas José Estêvão, de forma a serem tomadas todas as medidas que se justificaram necessárias ao longo da obra, de modo a minimizar todos os incómodos que uma intervenção desta dimensão sempre acarreta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário