segunda-feira, 2 de março de 2020

Lampreia é Festival em Valença de 13 a 15 de Março

Festival Gastronómico
 
É apreciador de lampreia? 13 a 15 de março, chega o desejado Festival Gastronómico “Sabores da Lampreia”, na comunidade de pescadores de São Pedro da Torre. Para os apreciadores é uma oportunidade única de se deliciar com os cinco sabores da lampreia.
Arroz de lampreia, lampreia à bordalesa, lampreia recheada, lampreia assada no forno e lampreia seca qual a sua preferida?
Cinco Sabores de Lampreia
No prato cinco sabores, ou individualmente, é possível saborear as cinco formas de apresentar a lampreia neste festival, tudo com a marca habitual da tradição local.
Tradição e Especialização
A arte de preparar a lampreia tem saber, tradição e uma mão cheia de segredos.
Aqui os pratos são elaborados com tradição por cozinheiros especializados, verdadeiros guardiões dos segredos seculares deste saber e arte que tem passado de geração para geração.
Lampreia do Rio Minho é a Melhor do Mundo
Os mais afamados gastrónomos consideram a lampreia do rio Minho a melhor do mundo e este festival é a oportunidade para a saborear.
Pescada Artesanalmente como há séculos
Em Valença a pesca à lampreia é artesanal, desenvolvida sobretudo pelas comunidades de pescadores de São Pedro da Torre e Cristelo Côvo. As redes de tresmalho retiram do rio a lampreia vivaça e com toda a qualidade.
A Nossa Lampreia é Batida
Pescada nas últimas semanas a lampreia estagia já nos tanques da Associação Sabores do Rio Minho, em água corrente. A técnica é antiquíssima e conhecida por “bater a lampreia”, um modo que enrije-se a sua carne, o que permitirá, aquando da sua confeção, pratos de excelência.
Novas Receitas
Aliada à tradição e aos emblemáticos cinco pratos, que fazem a história deste festival, os visitantes tem a oportunidade de descobrir as novas tendências de confeção da lampreia. Durante os três dias estão programados um showcooking e degustação de lampreia.
Sabores da Lampreia é uma genuína festa gastronómica valenciana que, ano após ano, se tem afirmado como o maior evento gastronómico da região dedicado à lampreia.
Programa do Festival
13 de março
11H: Inauguração Oficial
12H/15H: Serviço Almoço
12H/14H: Degustação “Isto Também é Lampreia” - EPRAMI
16H/19H: Petiscos e Tapas
19H/24: Serviço de Jantar
24H: Encerramento
14 de março
11H30: Degustação “Isto Também é Lampreia”
12H/15H: Serviço Almoço
16H/19H: Petiscos e Tapas
19H/24: Serviço de Jantar
24H: Encerramento
15 de março
09H: Trilho Sabores da Lampreia
11H30: Degustação “Isto Também é Lampreia”
12H/15H: Serviço Almoço
16H/19H: Petiscos e Tapas
19H: Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário