segunda-feira, 2 de março de 2020

Instalações apelam aos sentidos no centro de Águeda


Integradas na programação em rede “5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentidos”, as estruturas ficarão montadas no centro da Cidade 

No âmbito da programação em rede “5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentidos”, que engloba as autarquias de Águeda, Idanha-a-Nova, Lousã, Óbidos e S. Pedro do Sul, foi implementada uma instalação artística na passagem pedonal da Rua Eng.º Júlio Portela e ainda renovada a imagem do Jardim da Venda Nova, no centro da Cidade de Águeda. Um trabalho que esteve a ser desenvolvido durante os últimos dois meses, que teve como tema de fundo o som e cujas criações vão ficar instaladas durante este ano. 

“Este trabalho artístico dá nova vida a espaços e recantos da cidade que podem ser usados por todos de uma forma lúdica e continuada, desperta os sentidos, apela a uma vivência comunitária e fomenta o espírito criativo”, salientou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda. 

Em Águeda, este projeto passou pela criação de um conjunto de instalações visuais e sonoras que visam dar um ambiente único na zona histórica da cidade. Designado de “Cinco sopros para uma paisagem”, a parte sonora deste conjunto artístico é da autoria de Filipe Faria que pretende mostrar, numa perspetiva contemporânea, as semelhanças e diferenças entre o registo do som e a conceção artística. 

Para além da instalação sonora, que dá som às vozes das cinco regiões, foi feita uma intervenção criativa no Jardim da Venda Nova, uma requalificação a cargo do Coletivo Nora que transformou um local esquecido num espaço de encontro e partilha por parte dos visitantes. A exploração dos costumes e tradições foi feita através de vários métodos, como pintura, jardinagem e instalação, convidando a comunidade a usufruir daquele recanto da Cidade. 

No âmbito deste projeto, a passagem pedonal junto ao referido jardim transformou-se num túnel de espelhos, uma instalação criada pela Dupla/mente que, além de requalificar a zona pedonal, reforça a imagem de Águeda enquanto cidade criativa. Neste túnel, cinco espelhos (que dão “voz” aos cinco municípios envolvidos no projeto) têm efeitos distorcidos, provocando risos a quem se refletir neles e a quem com eles se atrever nesta aventura pela Cidade de Águeda. 

Refira-se que “5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentidos” é um projeto coordenado pelo Município de Idanha-a-Nova, realizado em co-promoção com os Municípios de Águeda, Lousã, Óbidos e S. Pedro do Sul, pretendendo aproveitar as potencialidades e talentos de cada um dos Concelhos envolvidos, através da implementação de ações artístico-culturais, projeção da identidade territorial e captação de fluxos de turismo cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário