quarta-feira, 1 de abril de 2020

Gestão de negócios em tempos de pandemia.


O país e o mundo têm vivido momentos difíceis devido ao período de medo e insegurança que estamos a atravessar e isto reflecte-se nas empresas pois os impactos são imediatos. Nas últimas semanas foram anunciados decretos de restrição às atividades ou fecho, e as que não foram obrigadas a fechar, sentem uma grande queda. 

O Governo anunciou medidas para reduzir o impacto da pandemia nas empresas e na economia, mas o que devem os empresários fazer para enfrentar este grande desafio? Que ações devem ser tomadas nas empresas neste momento? 

É essencial seguir todas as instruções dadas pelo governo e pelos órgãos de saúde. É, ainda, importante: acompanhar as alterações legais na área fiscal e laboral (e outras que possam auxiliar a empresa neste momento); implementar redução de custos nas áreas administrativa, operacional e tributária; projetar os recebimentos e pagamentos com base em cenários de queda de faturação e procura; verificar a possibilidade de atraso do pagamento de dívidas bancárias e/ou financiamentos visto que vários bancos anunciaram a prorrogação de prazos;… 

Nesta fase o empresário deve também aproveitar a oportunidade para repensar o seu negócio e estratégias para procurar reduzir os efeitos negativos pós-pandemia e aproveitar as oportunidades que venham a surgir. Para isso deverá dedicar-se aos seguintes temas: Planeamento estratégico- analisar as estratégias da empresa, produtos, clientes, fornecedores, mercado e marketing; Benefícios e incentivos fiscais; Desenvolvimento operacional: analisar as operações, controlo de processos e atividades, visando sua adequação e optimização; e também a Gestão de Pessoas. 

Estas temáticas são abordadas pela ENB-Escola de Negócios no Curso Executivo de Gestão de Negócios, que é direcionado a empresários / gestores, empreendedores e a todos os profissionais que pretendam adquirir conhecimentos práticos sobre a gestão das empresas. 

Este curso irá decorrer em formato online, salvaguardando desta forma a saúde e segurança de todos. Os interessados deverão proceder à inscrição em www.escoladenegocios.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário