quarta-feira, 1 de abril de 2020

POSTO DE COLHEITA A COVID-19 DE SILVES ENTROU HOJE EM FUNCIONAMENTO

Postal do Algarve | Covid-19: Laboratório Militar vai produzir gel ...
Entrou hoje, dia 01 de abril, em funcionamento o posto de colheita COVID-19 de Silves, criado para o apoio específico às Áreas Dedicadas COVID-19 nos Cuidados de Saúde Primários (ADC-Comunidade). Este centro está localizado na FISSUL e o seu acesso é restrito a casos devidamente encaminhados pelos canais oficiais da ARS e DGS, entidades autorizadas para a prescrição de testes diagnóstico.
De salientar que a prescrição de recolha é efetuada através da marcação prévia, por canais telefónicos, por forma a mitigar os riscos de infeção, dando-se, também, conta que, quando prescrita, existe a possibilidade de recolha domiciliária.
Trata-se de mais uma iniciativa que visa garantir um serviço de proximidade na despistagem de infetados com COVID-19, ao qual o Município de Silves se disponibilizou, desde a primeira hora, com a cedência do espaço da Fissul ao centro de análises Aqualab que, ao serviço da ARS, irá realizar testes ao COVID-19.
Relembramos que este centro irá servir os concelhos de Silves e de Lagoa e a sua operacionalização resulta da estreita colaboração entre o Município de Silves, as entidades cooperantes da Subcomissão de Proteção Civil e a Autoridade Local de Saúde.
O Município de Silves continuará a trabalhar na implementação de medidas que visem não só a minimização do contágio por COVID-19 no concelho mas, também, o apoio à população infetada, tendo para o efeito sido criadas três Zonas de Apoio à População (em Silves, Pêra e Armação de Pêra) e endereça o seu sincero agradecimento quer a todas as entidades envolvidas que, de forma célere, têm contribuído em todo o processo; quer às equipas de funcionários da Câmara Municipal de Silves que têm estado, desde o primeiro momento, na linha da frente.

PROCEDIMENTOS DE MARCAÇÃO DE ANÁLISE:
De acordo com orientações da DGS, o doente ou seu representante, após receber a requisição do teste de COVID-19 deve:

1.Contactar telefonicamente o laboratório onde pretende realizar o teste de COVID-19
» contacto do centro de recolha de Silves:
Aqualab | localização: Fissul
Marcações por telefone: 289 580 890
Marcações por email (deverá selecionar apenas um dos endereços): secretariado@aqualab.pt ou info@aqualab.pt fornecendo os seguintes dados obrigatórios: nome, telefone e referência fornecida na mensagem do SNS (composta por 3 códigos)
2 Agendar a realização do teste de COVID-19
A colheita das amostras deve ser realizada no domicílio ou pontos de colheita destinados ao efeito conforme a lista de laboratórios
A realização dos testes laboratoriais deverá ser realizada no prazo máximo de 48 horas, após contacto pelo doente ou seu representante.
A listagem dos contactos dos laboratórios referenciados em todo o país poderá ser acedido em


Nenhum comentário:

Postar um comentário