terça-feira, 7 de abril de 2020

Pombal entrega cabazes alimentares a famílias de crianças em situação vulnerável

Jornal de Leiria - Ciganos de Pombal oferecem cabazes a 20 ...
O Município de Pombal iniciou, desde a semana passada, em parceria com as Juntas de Freguesia e os Agrupamentos de Escolas do concelho, a entrega de cabazes com géneros alimentares a famílias de crianças beneficiárias do escalão A da ASE e a famílias em situação vulnerável, para fazer face aos efeitos da pandemia da COVID-19.
A medida visa minimizar o impacto do encerramento dos refeitórios escolares junto das famílias mais carenciadas e evitando-se deslocações desnecessárias das famílias aos pontos de entrega inicialmente designados pelo Ministério da Educação.
Presentemente, com o apoio das Juntas de Freguesia e da  Escola Básica e Secundária da Guia, estão ser distribuídas, diariamente, 22 refeições e, quinzenalmente, 32 cabazes com géneros alimentares. A medida abrange 54 beneficiários, do pré-escolar ao 3º Ciclo do Ensino Básico, distribuídos por 9 freguesias: Abiul, Carnide, Louriçal, Pelariga, Pombal, União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca, União de Freguesias de S. Simão, Santiago de Litém e Albergaria dos Doze, Vermoil e Vila Cã.
A par da entrega de cabazes no âmbito do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, esta é uma das mais importantes medidas no apoio às famílias, no caso em concreto, às que têm crianças em idade escolar.
Esta é de resto a medida com mais procura, uma vez que não houve qualquer solicitação junto de nenhum dos Agrupamentos de Escolas ou da autarquia, para quaisquer outros apoios para serviço de refeições ou acolhimento de filhos de profissionais ligados a serviços essenciais ou de emergência.
Consciente da necessidade de assegurar apoios transversais a diferentes áreas e que o Ensino Pré-Escolar não se encontra contemplado no âmbito da Ação Social Escolar, o Município de Pombal aprovou ainda apoios alimentares a crianças do escalão 1 e do escalão 2, para agregados familiares com rendimentos per capita até 200€.
Os apoios podem ser solicitados pelos encarregados de educação pelo e-mail educacao@cm-pombal.pt ou pelo telefone, através do número 236210560.

Nenhum comentário:

Postar um comentário