quinta-feira, 4 de junho de 2020

AÇÕES DE FOGO CONTROLADO PROSSEGUEM COM VISTA À PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS

O Município de Torres Vedras voltou a promover a realização de ações de fogo controlado.
As mesmas aconteceram no passado mês de maio (nos dias 21, 22, 26, 27 e 28) junto às localidades de Casais dos Arneiros (Freguesia de Santa Maria, S. Pedro e Matacães) e Furadouro (União de Freguesias de Dois Portos e Runa), na Serra do Socorro (Freguesia do Turcifal) e na Quinta da Charneca (União de Freguesias de Dois Portos e Runa).

Participaram nestas ações, realizadas sob a responsabilidade e a coordenação de dois técnicos credenciados em fogo controlado, quatro elementos do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Torres Vedras, quatro elementos da equipa de sapadores florestais também da Câmara Municipal de Torres Vedras, três elementos da Associação dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, dez elementos da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro da Guarda Nacional Republicana e três elementos do Núcleo de Proteção Ambiental do Destacamento Territorial de Torres Vedras igualmente da Guarda Nacional Republicana.

Recorde-se que as ações de fogo controlado visam a queima de matos, com grande carga de combustível, de forma a reduzir o risco de incêndio junto a aglomerados populacionais e em povoamentos florestais, permitindo também a existência de zonas de oportunidade para o combate aos fogos, bem como o treino operacional dos agentes de proteção civil que nelas participam.

O fogo controlado enquanto ferramenta na gestão silvícola do território promove a compartimentação dos espaços florestais, através da criação de descontinuidade no coberto vegetal, em faixas ou mosaicos estrategicamente localizados, reduzindo desta forma a quantidade de combustível acumulado.

O uso do fogo controlado, para além de minimizar o risco de incêndio, serve as necessidades de diversos utilizadores do território, por meio, por exemplo, da promoção da renovação de pastagens, sendo que estas operações são também extremamente relevantes para fomentar o aumento da biodiversidade e para as espécies cinegéticas.

Conforme documentam inúmeros estudos científicos, o fogo controlado, sendo aplicado de forma tecnicamente correta, traz consigo bastantes benefícios para a floresta e ecossistemas respetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário