sexta-feira, 17 de julho de 2020

AVEIRO| FESTA DA BOTADELA NO ECOMUSEU MARINHA DA TRONCALHADA


Este sábado, dia 18 de julho, realiza-se a Festa da Botadela no Ecomuseu Marinha da Troncalhada, este ano com contornos ajustados às condicionantes que o momento presente de Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19 nos exige.
A transmissão em direto do momento simbólico de início da Botadela através das redes sociais acontecerá pelas 11h00.
“A botadela” tratava-se de uma festa anual, de pura raiz aveirense. Depois de vários meses a preparar a marinha, limpando os lodos e as lamas acumuladas durante o inverno, reparando os muros e fazendo a cura dos solos, a Marinha está pronta para o início da produção de sal. As condições climatéricas são um dos fatores que definem o momento de “botar a salina a sal” e que explicam porque, este ano, a Botadela decorre apenas a meio de julho e não mais cedo.
A tradição e a história local mostram que a Botadela é uma ocasião para reunir a comunidade marnoteira e festejar com a família e os amigos este momento especial que define o começo da recolha de sal, que se irá prolongar pelo verão. Detentores de um “saber-fazer” conquistado pela longa experiência, os marnotos são a expressão viva de um verdadeiro e singular património imaterial que não se quer perder.

 INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DO NOVO SKATE PARK DE AVEIRO
Teve início esta semana a construção de um novo Skate Park no Parque dos Amores / Parque da Cidade, no valor de 158.841€, a ser executado pela empresa especialista APSKATERAMPS, Unipessoal Lda..
A obra vai criar uma estrutura apta a fazer parte do Circuito Nacional de Skate para as categorias de iniciados, amadores e profissionais, de modo a captar novos públicos e corresponder às expectativas dos praticantes da modalidade.
A empreitada prevê a criação de obstáculos técnicos como muros e corrimões, bancos, planos inclinados, “eurogaps” e “corners”, entre outros. De forma a englobar também as expectativas dos praticantes adeptos de curvas e saltos, será criado um “bowl” de nível avançado, bem como “quarter-pipes” de maior dimensão.
O antigo e pequeno Skate Park é mantido como espaço de iniciação, sendo criado um corredor de ligação entre os dois espaços, para que possam funcionar como um só.
Ao mesmo tempo a obra vai permitir potenciar o Parque dos Amores / Parque da Cidade, tendo em conta a sua localização estratégica, junto a Escolas Básicas e Secundárias e à Universidade de Aveiro.
O projeto é resultado de um trabalho de auscultação da CMA aos praticantes aveirenses de skate e BMX, sendo este um exemplo importante de participação cívica ativa e construtiva na concretização das Grandes Opções do Plano do Município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário