sexta-feira, 17 de julho de 2020

Estarreja | Festival de cinema de Avanca: filmes de todo o mundo, drive-in e segurança

A pandemia marca o 24.º Festival Internacional de Avanca, mas não lhe colhe a criatividade. O Município de Estarreja e o Cine-Clube de Avanca (CCA) apresentaram em conferência de imprensa na quarta-feira, uma edição reinventada, com novas abordagens e tendo como principal preocupação a segurança dos participantes. O drive-in é uma das novidades e os espaços virtuais irão proliferar. O mundo não deixa de estar em Avanca, e dos 5 continentes chegaram mais de 3 mil filmes de 128 países. Os melhores serão exibidos entre 22 a 26 de julho.

Com “distanciamento social e todos os cuidados necessários, continuamos a ter a essência do festival. Vamos pôr o cinema a rodar e Avanca a efervescer e a viver estes bons dias de muito e bom cinema”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina. Mantendo a “parceria profícua”, durante a sessão, foram assinados os protocolos de colaboração para a organização do evento e de financiamento do Avanca Film Fund, de apoio ao desenvolvimento e produção cinematográfica.


Cinema, música, formação e produção local
A parceria com o Município “permite dar continuidade a esta 24.ª edição do festival”, começou por referir António Costa Valente. Este ano participam mais filmes, com mais de uma centena de projeções, entre longas metragens, curtas e documentários, selecionados de um universo de 3653 obras de 128 países.

A projeção em sistema drive-in, permitindo que os espectadores assistam no conforto dos seus carros, é uma das “novidades, que nos obriga por exemplo a pensar numa programação diferente e, portanto, vamos ter a introdução da música”, que irá anteceder as sessões. No dia 22, Luís Portugal irá atuar na Vila de Avanca.

Durante o dia, haverá projeções em sala, com lotação reduzida, como é o caso do Auditório do Centro Paroquial de Avanca cuja capacidade de 1000 lugares, será limitada a 200 espectadores. “A segurança é a palavra crucial da edição de 2020”.

Na competição AVANCA, com produções de cinema da região, “temos 3 longas metragens, uma a exibir já no próximo domingo no Cine-Teatro de Estarreja”, em que será ainda inaugurada, às 21h00, a exposição “Sonhos”, de storyboard e guarda-roupa.

De Avanca para o mundo

O Avanca Pitch Sessions é a nova iniciativa que visa apresentar à indústria dos audiovisuais as melhores ideias para curtas e longas metragens. Entre 60 argumentistas candidatos, de 11 países, os vencedores ganham acesso a um workshop sobre pitch para cinema e sessões de mentoring exclusivas com o jornalista e crítico de cinema Rui Pedro Tendinha (SIC/ Antena 3/ CineTendinha) e às sessões de competição.

“Filmar sempre a 2 metros de distância e com máscara” será o desafio na vertente de formação. “Vamos ter um espaço de trabalho de edição fílmica muito especial que vai funcionar com particulares limitações, mas sem limitação naquilo que é crucial que é o espaço de criação”, salienta Costa Valente.

A Conferência AVANCA | Cinema também terá apresentação on-line e presencial de 120 palestras, com participantes dos 5 continentes. Avanca estará virtualmente ligada a “todo o mundo”.

Participar em segurança
Para a Vereadora da Cultura, Isabel Simões Pinto, “o programa deste ano está muito bem desenhado e estão reunidas todas as condições para que esta edição seja mais um sucesso, com todos estes desafios novos que a pandemia nos trouxe.” Destacou o Avanca Film Fund, que permite aos “realizadores rodar filmes no nosso território, num investimento do Município.”

“Não poderíamos deixar de fazer o AVANCA reinventando-o”, disse, reforçando que “a preocupação foi sempre que todas as atividades do festival acontecessem em segurança. As pessoas podem estar confiantes. Quer no AVANCA, quer em qualquer outra atividade cultural municipal, estão em segurança.”

Carla Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário