Para assinalar o Dia Mundial da Fotografia, a 19 de agosto, e no âmbito do Ano Municipal das Plantas Aromáticas e Medicinais, o Município de Proença-a-Nova lançou o desafio a todos os amantes de fotografia e de natureza para fotografarem uma planta aromática e medicinal a partir de uma lista pré-definida onde constam as espécies que crescem espontaneamente no nosso concelho (disponível no guia de participação que pode consultar aqui).
Os participantes deverão enviar a fotografia para o e-mail agendacultural@cm-proencanova.pt com identificação do autor, da planta e do local onde foi fotografada até ao dia 18 de agosto, às 12h. No mesmo dia, as fotografias serão publicadas na página oficial do Facebook do Município e aquela que tiver mais gostos até ao dia 24, às 12h, recebe um cabaz da marca Proença-a-Nova Origem. Todos os participantes ganham um bloco do Ano Municipal das Plantas Aromáticas e Medicinais, limitado à quantidade disponível.
O Município de Proença-a-Nova definiu para 2020 o Ano Municipal das Plantas Aromáticas e Medicinais com o objetivo de potenciar o valor paisagístico, turístico e económico deste importante recurso do território. Para além de possibilitar a visita a vários pontos do concelho, este desafio pretende despertar o interesse por estas espécies, que nascem espontaneamente no meio da nossa floresta e de há alguns anos a esta parte, tem despertado um renovado interesse pelo que é natural e, com isso, intensificou-se o uso das plantas aromáticas e medicinais como alternativa aos produtos industriais e aos medicamentos em excesso. A atualidade desta temática e a importância que estas plantas representam no território leva a que o Município esteja empenhado em potenciá-las, acrescentando-lhe valor que, associado à medicina, à saúde e ao bem-estar, possibilita práticas inovadoras e captadoras de novos públicos.
Exemplo desse investimento é a reconversão do atual PR5 - Rota dos Recantos e Encantos em Trilho das Aromáticas, recuperando um caminho antigo, já trilhado. Ao longo do percurso, além da importância por tudo o que representa em termos de paisagem, podemos encontrar diferentes espécies de aves, galerias ripícolas de particular beleza, fazendo a ligação entre pontos turísticos muito procurados, e, principalmente, por representar uma mais valia para o território ligando a Serra das Talhadas aos sítios históricos-arqueológicos, restauração, alojamentos, espaços museológicos, aldeias típicas e ao Centro Ciência Viva da Floresta, numa ótica de rede, devidamente estruturada e sustentada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário