sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Ansião | Tradição e modernidade assinalaram as Festas do Concelho


As Festas do Concelho – Expo Ansião Coração de Sicó, canceladas por decisão da autarquia, foram assinaladas virtualmente. 

Não podendo ser vivido com a grandiosidade que o caracteriza, este evento, que teria decorrido de 6 a 9 de agosto, foi relembrado através de documentários alusivos a dois momentos emblemáticos da programação habitual. 

“Cortejo Alegórico do Povo” e “Filarmónicas de Ansião” foram produzidos como forma de reconhecimento da importância das coletividades concelhias para a dinamização e promoção cultural do concelho, para a manutenção das tradições e para a reafirmação da identidade do povo ansianense. 

Ambos os documentários foram divulgados nos canais digitais do município e podem ser visualizados no seu canal Youtube. 

Integrando o programa destas festas, a Feira dos Poceiros, tradicionalmente a 10 de agosto, teve lugar no Mercado Municipal e, apesar das restrições que as atuais medidas de segurança exigem, muitos foram os que ali se deslocaram para encontrar uma grande variedade de produtos endógenos e da terra e de bens que este espaço sempre oferece. 

Dia Internacional da Juventude assinalado virtualmente 
O Município de Ansião assinalou o Dia Internacional da Juventude, no dia 12 de agosto, com recurso às novas tecnologias. 

Canceladas as atividades inicialmente programadas para a comemoração desta data, o município, através do Gabinete da Juventude e em parceria com o Conselho Municipal da Juventude, desafiou os jovens do concelho a partilhar o seu testemunho sobre as suas experiências nesta fase em que todos tivemos de aprender uma nova maneira de viver e de estar em sociedade, distantes fisicamente uns dos outros e obrigados a cumprir apertadas medidas de segurança. 

“A primeira coisa que vou fazer quando a pandemia estiver ultrapassada”, “Como desconfinar responsavelmente” e “Que aprendizagens para o futuro nos trouxe o coronavírus”, foram os temas propostos, a partir dos quais estes jovens nos deixaram o seu depoimento sobre os ensinamentos desta nova experiência. 

As mensagens de esperança partilhadas foram divulgadas através dos canais digitais do município e podem ser visualizadas no seu canal Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário