sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Proença-a-Nova | Concertos e prémio literário em destaque este fim de semana


Em dia de feriado da Assunção de Nossa Senhora, padroeira de Proença-a-Nova, o Parque Urbano Comendador João Martins irá receber duas iniciativas distintas: a primeira, com hora de início prevista para as 10h30, é a missa campal que será transmitida em direto pela RTP1; as capelanias trarão também andores com os santos padroeiros das suas localidades. A segunda, num registo completamente diferente, apresenta o concerto do projeto Beira Baixa Cultural com os Minnimann Blues Band, às 21h30; os bilhetes para assistir ao espetáculo nos 70 lugares designados pelo Município – com os espaçamentos de segurança definidos pela Direção-Geral de Saúde – já foram distribuídos, sendo, no entanto, possível assistir à atuação de outros pontos do Parque Urbano. Pode ainda ser acompanhado em direto através da Rádio Condestável. 

As iniciativas que vão animar este fim de semana começam esta sexta-feira, 14 de agosto, em Montes da Senhora, com a IV Grande Noite de Fados no Largo da Igreja com o mestre Custódio Castelo, em guitarra portuguesa, Guilherme Frazão, em viola de fado e voz, e Ana Paula, voz, havendo igualmente pré-reserva dos lugares sentados. Os festejos continuam em dia de feriado, com missa campal no Largo da Igreja às 9h45 e procissão em honra de Nossa Senhora do Pópulo às 16h00. A partir das 18h00, os artistas da terra irão percorrer vários pontos das aldeias, levando a festa consigo que, em condições normais, teria lugar este fim de semana. 

Noutro ponto do concelho, na Maljoga, o fado também será a sonoridade dominante no concerto agendado para as 21h00 deste sábado, 15 de agosto, com o grupo Capas, Copos e Guitarradas. Antes, às 19h00, será apresentado o mural que foi pintado na zona da pérgula localizada no meio da Rua Principal, realizado no âmbito do Maljog’Arte, um programa de atividades culturais e artísticas plurianuais. De acordo com a Associação local, “o painel pretende homenagear e enaltecer alguns ofícios e figuras que marcaram de modo indelével a história e tradições da nossa aldeia, figuras essas que estiveram ligadas de algum modo à casa que ali existiu e que foi doada à comunidade pelo António da Mata”. 

Em todos estes eventos, solicita-se a adoção de medidas de segurança recomendadas pelas entidades oficiais devido à pandemia da COVID-19. 

Num registo diferente, totalmente online, o Município revelará, às 15h00 do dia 15 de agosto, os vencedores da terceira edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca, em que o tema foi a gastronomia tradicional do concelho de Proença-a-Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário