quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Águeda | Ambiente e Sustentabilidade: Município alarga projeto beÁgueda às freguesias

Neste momento, está a ser implementado um projeto-piloto em cinco freguesias, promovendo a ligação entre dois meios de mobilidade suave: comboio e bicicleta. 

Numa altura em que se assinala a Semana Europeia da Mobilidade, a Câmara Municipal de Águeda anuncia que está a alargar o projeto de bicicletas partilhadas beÁgueda às freguesias, promovendo a utilização dos meios de mobilidade suave em todo o Concelho. Neste momento, está já a ser implementada uma ação-piloto que promove o uso da bicicleta em ligação com os comboios, envolvendo cinco freguesias de Águeda. 

Este projeto-piloto (SMARTA 2), que tem como objetivo a aquisição de bicicletas elétricas e criação de parques para a expansão do beÁgueda, está a ser implementado em Travassô e Óis da Ribeira; em Recardães e Espinhel; na Trofa, Segadães e Lamas do Vouga; em Valongo do Vouga e em Macinhata do Vouga. 

“Este projeto é evidência da aposta do Município na mobilidade suave. É nosso objetivo alargar o conceito e estendê-lo a todas as freguesias do Concelho, disponibilizando para uso da população opções de meios alternativos e suaves de mobilidade”, avançou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda. 

“Queremos que os cidadãos de Águeda tenham ao seu dispor opções de transporte ambientalmente sustentáveis, seja utilizando os meios de mobilidade suave como a bicicleta, autocarros ou comboio para as suas deslocações diárias para o trabalho, seja em forma de lazer”, reforçou Edson Santos. 

Uma vez que o projeto-piloto privilegia a intermodalidade está a ser implementado nas referidas cinco freguesias, que têm ligação à Linha do Vouga. 

O projeto – SMARTA 2 – é financiado a 100% pela DGMOVE, um programa europeu que promove o acesso a soluções de mobilidade partilhada interligadas com transportes públicos em quatro cidades europeias: Águeda (Portugal), Tyrol (Áustria), Trikala (Grécia) e Brasov (Roménia) e que disponibiliza um investimento de cerca de 800 mil euros. 

Em Águeda, o investimento é de 98.350 euros e está a ser concretizado com a aquisição de 15 bicicletas elétricas e a criação de 10 novos parques nas referidas cinco freguesias que são servidas pela Linha do Vouga. Estão a ser criados dois parques por cada freguesia, sendo que um está localizado junto à estação ferroviária e o outro perto de serviços públicos da freguesia, promovendo assim a (inter)ligação entre estes dois meios de mobilidade suave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário