quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Barcelos | Comunicado da Presidente do IPCA: "O ano letivo 2020/2021 está prestes a começar!

Escola Superior de Hotelaria e Turismo do IPCA inicia atividade já em  2017/2018 - IPCA
Este será um ano letivo com novos desafios, marcado pelo regresso às aulas com normas e regras de segurança, num contexto que é ainda de grande preocupação pelo controlo e mitigação da pandemia da COVID-19! Os tempos que vivemos são complexos, à escala global, e de muita responsabilidade, exigindo de todos e de cada um de nós um papel determinante no cr, de forma muito cuidada e planeada, o arranque do ano letivo em estreita articulação, quer com as estruturas locais de saúde pública, quer com a sua comunidade interna, no sentido ajustar o modelo de funcionamento das atividades letivas, de investigação e dos serviços administrativos, técnicos e de suporte aos alunos, aos desafios colocados pela evolução da pandemia COVID-19 e, desta forma, mitigar os riscos de alastramento da pandemia, protegendo os alunos e toda a sua comunidade académica. Estamos a trabalhar no sentido de criar as condições necessárias para o regresso em segurança dos nossos estudantes.
No âmbito do planeamento das atividades letivas e não letivas destaca-se a preferência pelo regime presencial como modelo de ensino e aprendizagem no ano letivo de 2020/2021, sendo este complementado com o regime híbrido e o regime não presencial como forma de reduzir o número de pessoas nas instalações do IPCA em respeito pelas regras de segurança e de distanciamento físico. O Despacho PR nº 88/2020 apresenta as normas orientadoras para o funcionamento do ano letivo 2020/2021.
Consideramos que o regime presencial assume uma dimensão essencial da educação superior, na medida em que promove a equidade entre estudantes em termos de participação e avaliação e proporciona a educação integral dos estudantes. Por outro lado, aproveitaremos a oportunidade do contexto global em que vivemos para estimular a aplicação de novas práticas de inovação pedagógica através da experimentação, trabalho autónomo e uso das tecnologias digitais no apoio aos processos de ensino e aprendizagem.
Decorrente das normas de higiene e segurança determinadas pelas autoridades de saúde competentes no regresso às aulas, o IPCA planeou o ano letivo com novas regras das quais se destacam o alargamento e desfasamento dos horários das atividades letivas, permitindo assegurar uma ocupação mais equilibrada dos espaços físicos e assegurar o distanciamento físico, a diminuição do tempo livre no campus para evitar partilha de espaços comuns, a definição de novos circuitos e regras de acesso aos espaços, tendo sido melhorada a comunicação visual e sinalética. Foram ainda atualizadas as regras e procedimentos de higienização e limpeza, sendo obrigatório o uso de máscara nos espaços interiores e recomendado o seu uso no exterior.
Paralelamente, foi realizado um forte investimento na melhoria dos recursos de apoio pedagógico nas salas de aula, nomeadamente, através da instalação de “smartboards” e sistemas de captura de som e vídeo que facilitem a realização das aulas no regime híbrido (em modo espelho). Está assegurada a formação aos docentes do IPCA para a utilização destas novas ferramentas. Este investimento foi impulsionado pelo contexto em que vivemos, mas é sem dúvida uma oportunidade de melhoria para o futuro.
O sucesso do IPCA no combate à pandemia no campus depende muito do comportamento global e individual da comunidade académica. Apelamos por isso a um comportamento cívico e responsável no cumprimento pelas normas e regras definidas, quer pelas autoridades de saúde, quer pelo IPCA, para que este ano letivo possa decorrer com normalidade e segurança.
Todos os documentos relevantes sobre o funcionamento do novo ano letivo e as normas e regras de higiene e segurança encontram-se divulgados na página do IPCA podendo ser consultados aqui:
Em articulação direta com as autoridades de saúde pública e órgãos internos do IPCA, e de forma a garantir uma rápida resolução de eventuais problemas que possam surgir em resultado da evolução desta pandemia, os documentos agora elaborados e aprovados serão ajustados e atualizados de forma contínua.
Desejo a todos um excelente ano letivo!"

Ana Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário