quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Águeda | Escola de Artes de Valongo do Vouga abre ano letivo num novo espaço


Momento simbólico de inauguração das novas instalações decorreu na segunda-feira ao final do dia. A escola já reabriu para um novo ano letivo 

A Escola de Artes de Valongo do Vouga, gerida pela Assoartes, dispõe de novas instalações, na antiga EB1 de Arrancada do Vouga, cuja cerimónia simbólica de inauguração decorreu na segunda-feira ao final do dia. A instituição já abriu portas para um novo ano letivo. 

A antiga EB1 recebeu um conjunto de intervenções para adaptação das salas de aula, bem como obras de restauro e conservação no interior. Está agora pronta para receber os cerca de 120 alunos da Escola de Artes, nas várias valências (música, dança e modalidades físicas). 

“Um dos pontos fortes desta associação é o envolvimento dos pais, que se empenham efetivamente nas dinâmicas da associação. É notável o trabalho que fizeram para melhorar as condições do edifício, que é propriedade da Autarquia e que está sob gestão da Junta de Freguesia”, referiu Elsa Corga, que por fim felicitou a Junta de Freguesia por acolher esta coletividade neste espaço. 

Filipe Falcão, Presidente da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, salientou a importância deste momento, evidenciando que é premissa da autarquia “estar ao lado do associativismo e da sua dinâmica”. A mudança para a antiga EB1 é, para o autarca, “um sinal de futuro e criação de um amanhã mais sustentável”, sublinhando que a Junta de Freguesia continua atenta às necessidades da Assoartes e estará disponível para caminhar ao seu lado. 

Ana Ferreira da Silva, Presidente da Direção, disse que as antigas instalações, contíguas às atuais, para além da debilidade da infraestrutura, já não respondiam às necessidades da Escola de Artes. Apesar da mudança de um espaço exíguo para outro bem maior, a dirigente salienta que “ainda há muito para fazer”. 

No novo espaço, foram investidos cerca de 18 mil euros, sete mil dos quais pela própria escola e o restante por donativos, que foram usados para remodelar o espaço da antiga EB1, colocando chão, dividindo salas, pintando paredes e reestruturando a parte elétrica do edifício, entre outras intervenções. “Precisamos ainda de novos instrumentos e intervir na parte exterior do edifício, nomeadamente no que respeita a segurança e isolamento”, sublinhou Ana Ferreira da Silva, frisando que é desejo da Direção que esta seja a sua “casa por mais 22 anos, que é o tempo que a Escola de Artes tem”. 

Esta escola é, defende, “um bem essencial para o crescimento da freguesia, um elemento aglutinador de cultura” e uma “referência no concelho”, argumentando que os alunos encontram aqui um espaço de formação pessoal. 

A Direção da Escola de Artes tem “muitos sonhos” para este novo espaço, que espera transformar numa “alavanca da dinamização da cultura”. Pretendem criar três alas distintas: uma academia de música (piano, violino, guitarra, acordeão), uma academia de ballet e uma zona para modalidades físicas (zumba, pilates, localizada). 

Apesar de as aulas já terem arrancado, a Escola de Artes mantém as inscrições abertas para instrumentos musicais (guitarra clássica, guitarra elétrica e violino; clarinete e flauta transversal; piano, órgão e acordeão; bateria; e canto), para danças clássicas (ballet e dança contemporânea) e danças urbanas (hip-hop, funk, llocking e popping), bem como para as modalidades desportivas (pilates, zumbam, jumplocal, powerstep, bumbumfit, totalcore, GAP, bootcamp, mobility&flexibility e treinos personalizados), podendo ser realizadas através dos seguintes contactos: escolademusica.valongo@sapo.pt ou 925 986 260.

Nenhum comentário:

Postar um comentário