quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Corrupção vai ser tema de estudo nas escolas. Governo faz aposta na prevenção

Francisca Van Dunem anunciou que vão ser estudados módulos sobre corrupção nas escolas portuguesas.

Governo apresentou o Plano Estratégico de Combate à Corrupção 2020-2024 e revelou que a aposta é na prevenção, nomeadamente na educação e formação.
"A prevenção é a chave do problema", apontou a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, durante a apresentação do programa, onde revelou que a estratégia traçada incorpora escolas, universidades e se vai refletir ainda em formação ao nível da Administração Pública.
A existência de módulos letivos sobre transparência está prevista, bem como o estímulo a estudos sobre a corrupção no Ensino Superior, tendo em conta que os currículos são feitos pelas universidades.
Van Dunem afirmou que os "sistemas repressivos não estão vocacionados para resolver estes problemas e não terão capacidade para responder a estas situações em tempo razoável", sendo que os "tempos de resposta da justiça são muito longos e acaba por gerar ideia de ineficácia".
"Não dispomos de dados rigorosos e fiáveis, não temos sistemas harmónico que dêem músculo à dimensão preventiva e repressiva", explicou ainda a ministra.
Inês André Figueiredo / TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário