Francisca Van Dunem anunciou que vão ser estudados módulos sobre corrupção nas escolas portuguesas.
Governo apresentou o Plano Estratégico de Combate à Corrupção 2020-2024 e revelou que a aposta é na prevenção, nomeadamente na educação e formação.
"A prevenção é a chave do problema", apontou a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, durante a apresentação do programa, onde revelou que a estratégia traçada incorpora escolas, universidades e se vai refletir ainda em formação ao nível da Administração Pública.
A existência de módulos letivos sobre transparência está prevista, bem como o estímulo a estudos sobre a corrupção no Ensino Superior, tendo em conta que os currículos são feitos pelas universidades.
Van Dunem afirmou que os "sistemas repressivos não estão vocacionados para resolver estes problemas e não terão capacidade para responder a estas situações em tempo razoável", sendo que os "tempos de resposta da justiça são muito longos e acaba por gerar ideia de ineficácia".
"Não dispomos de dados rigorosos e fiáveis, não temos sistemas harmónico que dêem músculo à dimensão preventiva e repressiva", explicou ainda a ministra.
Inês André Figueiredo / TSF
Nenhum comentário:
Postar um comentário