Foram colocados 804 novos estudantes na 1ª fase do concurso aos CTeSP´s
Já se encontram disponíveis os resultados da primeira fase do concurso de acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP´s) o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).
Este ano letivo, e para este concurso, o IPCA recebeu 1016 candidaturas das quais colocou 804 novos estudantes, mais 159 do que em período homólogo.
De referir que este ano o IPCA, além de ter mais vagas disponíveis em horários pós-laboral, também alargou a oferta educativa com três novos cursos: Metrologia, Instrumentação e Qualidade Industrial; Gestão de Seguros e Mobilidade Híbrida que vêm reforçar a aposta do IPCA em cursos práticos alinhados com as necessidades do mercado de trabalho na região, aferidas junto das empresas que acolhem os estudantes estagiários.
Numa análise dos resultados, verifica-se que os cursos que registaram maior procura este ano são: Desenvolvimento Web e Multimédia; Eletrónica Automação e Comando; Design para Media Digitais e Redes e Segurança Informática.
Por seu turno, a candidatura com a nota mais elevada foi realizada para o CTeSP de Ilustração e Arte Gráfica com 19 valores.
Os CTeSP´s foram criados com o objetivo de formar quadros técnicos superiores qualificados capazes de dar resposta às necessidades das empresas. O IPCA tem partilhado esta visão, apostando na oferta de cursos TeSP alinhados com as necessidades das empresas e respondendo à procura pelos estudantes do ensino secundário, em particular ensino secundário profissional.
Para a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, estes resultados “são indicadores que nos fazem acreditar que estamos no caminho certo nas escolhas que temos feito. Este ano alargamos a oferta educativa em regime Pós-Laboral, para permitir melhorar as competências da população ativa, aumentando assim o número de estudantes a frequentar o ensino superior”.
Há já seis anos que o IPCA oferece este tipo de cursos. O ano de 2014, ficou marcado para o IPCA, como o ano de arranque para a formação de cursos TeSP´s com 180 vagas e com o alargamento da área de atuação ao Polo de Braga. Em 2015, a oferta deste tipo de formação estendeu-se a Guimarães, e em 2019 a Vila Nova de Famalicão que tem este ano a maior oferta educativa em regime pós-laboral. Foi também o polo de Vila Nova de Famalicão no CIIES, onde se registou o maior número de candidaturas.
Ana Teixeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário