"Descargas de Efluentes em discussão na Comissão de Ambiente da AR

Nos últimos anos, o Município de Mira tem vido a denunciar constantemente várias descargas de efluentes na Vala Real.

Com a situação por solucionar, a Câmara Municipal de Mira não baixa os braços nesta luta, e, nesse sentido, acaba de solicitar ao grupo parlamentar do PSD uma audição na Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território da Assembleia da República.

Em 2019, a empresa Águas do Centro Litoral anunciou uma nova solução para o problema das descargas, e que passa pela construção de uma ETAR de raiz, na localidade de Cochadas. Esta foi uma solução aceite pelo Município de Mira, mas que, no entanto, tarda em ser concretizada, “dados os sucessivos adiamentos e problemas relacionados com a contratação pública”.

Uma vez que estas descargas têm vindo a degradar a qualidade das águas na Vala Real, Canal, Lagoa e Barrinha de Mira, o Município exige que, até à construção da nova ETAR, se arranjem formas de mitigar a situação e os impactos destas descargas, de forma célere e eficiente.

Nesse sentido, o Presidente da Câmara Municipal de Mira, Raul Almeida, tem vindo a reunir com os vários Grupos Parlamentares sobre o evoluir desta situação e solicitando auxílio. Para além disso, o edil já foi também recebido duas vezes pela Secretária de Estado do Ambiente.

Mais recentemente, Raul Almeida solicitou ao Grupo Parlamentar do PSD uma audição na Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território da Assembleia da República, que, por requerimento apresentado pelo PSD, será discutido e votado na próxima quarta-feira, dia 14 de Outubro.

O presidente do Município de Mira, Raul Almeida, deixa o repto a todos os Grupos Parlamentares para que estes aprovem o requerimento do PSD, cujo objetivo maior “é obter esclarecimentos do Parlamento acerca desta situação e, mais uma vez, insistir para que sejam tomadas medidas para a sua necessária e urgente resolução”.