segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

SEVER DO VOUGA WBL : PROJETO ERASMUS+ ACOLHE ESTUDANTES ITALIANOS EM ABRIL

Sever do Vouga WBL : Projeto Erasmus+ acolhe  estudantes italianos em abril
Na passada sexta-feira, dia 17 de janeiro, o projeto transnacional Erasmus+ de Sever do Vouga voltou a reunir na empresa A. Silva Matos, com a Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro – AEVA, a Escola Profissional de Aveiro – EPA e a Câmara Municipal de Sever do Vouga (imagens disponíveis).

A finalidade desta reunião teve como missão avaliar o percurso de inserção em contexto de trabalho dos alunos identificados pela EPA para integrarem este projeto intercontinental “From Birth to Adult Age - a WBL successful Practice“, designadamente na aferição dos conhecimentos profissionais e comportamentais, à luz da dos princípios orientadores do mesmo.Este projeto pretende promover a capacitação de todos os alunos, professores e tutores profissionais envolvidos, no propósito de melhorar o processo de formação em contexto de trabalho.

Subordinado ao tema de desenvolvimento do currículo por competências, apoiado em resultados de aprendizagens realizados em empresas, o objetivo deste projeto é colmatar a distância entre a formação profissional e as necessidades reais das empresas a nível nacional e europeu.

Este projeto pretende promover a capacitação de todos os alunos, professores e tutores profissionais envolvidos, no desígnio de melhorar o processo de formação em contexto de trabalho. Subordinado ao tema de desenvolvimento do currículo por competências, apoiado em resultados de aprendizagens realizados em empresas, visa, também, colmatar a distância entre a formação profissional e as necessidades reais das empresas a nível nacional e europeu.

Neste contexto, os profissionais da entidade de acolhimento – A. Silva Matos - destacaram a capacidade de entrega e empenho por parte dos alunos, bem como a curiosidade movida pela motivação de conhecer outros setores de produção ligados às suas aprendizagens, neste contexto laboral. De realçar que os estudantes passaram por muitos postos de trabalho, tendo existido durante esta fase um comportamento exemplar dos mesmos.

A articulação dos professores da EPA com os tutores e respetivos alunos foi contínua. As relações construídas permaneceram após o estágio em contexto de trabalho, nomeadamente, com os técnicos, sendo um dado relevante para o sucesso desta experiência.

Para a Câmara Municipal de Sever do Vouga, segundo Graciela Bastos Figueiredo, “é importante unir sinergias entre os vários stakeholders, de modo a que o objetivo final seja atingido, através da certificação da plataforma digital pela ANQUEP (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional); esta é um instrumento diferenciador e de facilitação de comunicação/avaliação das competências e currículos dos alunos entre escolas profissionais e tutores do mundo empresarial a nível europeu”.

Dado o sucesso desta experiência em contexto laboral, a empresa A. Silva Matos demonstrou abertura para os jovens continuarem a desenvolver novos estágios ou a possibilidade de admissão em contexto de trabalho na empresa, tanto em Sever do Vouga como em Aveiro.

Brevemente este projeto vai iniciar uma nova fase de intercâmbio de alunos e tutores entre os três países envolvidos. Sever do Vouga, designadamente, a AEVA/EPA e A. Silva Matos e Câmara Municipal, irão acolher os alunos italianos em abril, na semana de 20 a 24, na empresa sede. 

Encontra-se em preparação uma visita cultural em Sever do Vouga para os estudantes italianos e seus tutores, em articulação coma AEVA/EPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário