segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Águeda | Educação: Fase Municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura marcada para sexta-feira

Está agendada para a próxima sexta-feira, no Centro de Artes de Águeda, a Fase Municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura. 

O Centro de Artes de Águeda receberá, na próxima sexta-feira, dia 7, às 20h30, a Fase Municipal do Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL), numa organização local da Rede de Bibliotecas de Águeda. 

Este concurso escolar, que é promovido pela Rede de Bibliotecas da CIRA (Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro), é dirigido a todos os estabelecimentos de ensino (1.º, 2.º e 3.º Ciclos e Secundário) da rede pública e privada dos 11 municípios que integram a CIRA e tem como objetivo principal estimular nos alunos o gosto pelo livro e pela leitura. Pretende ainda promover o prazer de ler e contribuir para o desenvolvimento de competências, no âmbito da leitura, durante o percurso escolar dos alunos, do 1.º Ciclo ao Secundário. 

A primeira fase do CIL, de âmbito municipal, realizada e organizada pelos Agrupamentos de Escolas de Águeda, de Águeda Sul e de Valongo do Vouga e pela Escola Secundária Adolfo Portela, durante o primeiro período do presente ano letivo, foi constituída por duas etapas, que pressupôs a realização de uma prova escrita e uma prova de leitura em voz alta. 

Na fase municipal que vai, então, decorrer na próxima sexta-feira, às 20h30, no CAA, terá um júri convidado de três elementos (Adriana Campos, artista; Denis Conceição, escritor aguedense; e Maria Cristina Silva, professora bibliotecária do Agrupamento de Escolas da Branca), aos quais está atribuída a difícil tarefa de selecionar os vencedores por ciclo de escolaridade. 

As obras a concurso são: “Pelos rios correm histórias”, de Maria da Conceição Vicente (1.º Ciclo), “Diário de um Migrante”, de Maria Inês Almeida (2.º Ciclo); “Contos exemplares”, de Sophia de Mello Breyner Andresen (3.º Ciclo) e “Quatro contos dispersos”, de Sophia de Mello Breyner Andresen (Ensino Secundário). 

Desta fase, que conta com a participação de 32 alunos, será considerado vencedor o concorrente mais pontuado em cada ciclo de ensino (segundo mais pontuado será suplente), que terá direito a um prémio pecuniário, livros e representar o Município de Águeda na fase final do CIL, agendada para o dia 29 de abril, no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, em Oliveira do Bairro. 

Refira-se que todos os participantes receberão um certificado de participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário