sexta-feira, 15 de maio de 2020

O futuro antecipado da Sociedade Portuguesa de Autores

Rita Redshoes, Noiserv, Tó Trips, João Pedro Pais, David Fonseca, Boss AC, Maria Inês Almeida, Mário Botequilha, Eduardo Madeira. Da música à escrita, da televisão ao teatro e ao cinema, autores de diferentes áreas artísticas falam do seu percurso, em entrevistas de vida marcantes reunidas no livro Lugar dos Novos. O título, que conta com prefácio de José Jorge Letria, resulta de uma transcrição de 26 entrevistas feitas por Ana Aranha, para a rubrica homónima da Sociedade Portuguesa de Autores. Lugar dos Novos chega às livrarias, com a chancela da Guerra e Paz, Editores, no próximo dia 19 de Maio, mesmo a tempo de celebrar o Dia do Autor Português que se assinala a 22 de Maio.
Ao longo de vários meses, Ana Aranha entrevistou autores de filiação recente da Sociedade Portuguesa de Autores para a rubrica Lugar dos Novos, transmitida no programa televisivo Autores na TVI. As entrevistas mais longas, devidamente organizadas, deram origem a um livro homónimo. Lê-lo é uma forma de saber o que pensam os mais novos membros da comunidade autoral portuguesa.
Mas o facto de serem membros recentes não significa que sejam artistas imberbes, falamos de 26 autores destacados nas suas áreas, que vão dos media até aos palcos, do grande ecrã até às livrarias. Até o enólogo Aníbal José Coutinho foi convidado a juntar-se a este colectivo de luxo, que conta, na música, com nomes como Rita Redshoes, David Fonseca, Boss AC, The Legendary Tigerman, Noiserv, Tó Trips e João Pedro Pais, com o actor e humorista Eduardo Madeira, a guionista de televisão Helena Amaral, o argumentista Mário Botequilha, co-autor de Soldado Milhões, e com a escritora de livros infanto-juvenis Inês Almeida, entre muitos outros.
O livro é um retrato humano, ágil e diversificado, que resulta de conversas animadas, divertidas e surpreendentes daqueles que, segundo o presidente da SPA, José Jorge Letria, «dão uma garantia importante para o futuro: os 95 anos da cooperativa são a plataforma criativa de que irão nascer muitas outras obras nas próximas décadas».
O leitor terá a oportunidade de conhecer melhor a vida e obra dos autores que segue de perto e descobrir o trabalho de tantos outros.  O que são e o que fazem, o que os fez colocar a SPA no seu caminho como criadores e também as dificuldades e desafios com que a cada passo se defrontam, conscientes da sua função e responsabilidade na sociedade portuguesa.
Lugar dos Novos chega às livrarias de todo o país no próximo dia 19 de Maio, mesmo a tempo de celebrar o Dia do Autor Português que se assinala a 22 de Maio, mas o livro pode ser encomendado desde já, através de pré-compra, no site oficial da editora. 

Lugar dos Novos
Entrevistas: Ana Aranha
Fotografias: Jaime Serôdio
Não-Ficção / Entrevista
256 páginas · 15x23 · 15,00 €
Nas livrarias a 19 de Maio
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário