terça-feira, 25 de agosto de 2020

Marinha Grande | CÂMARA MUNICIPAL E IEFP ANALISAM MERCADO DE TRABALHO E OPORTUNIDADES FORMATIVAS

A Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande reuniu no dia 19 de agosto, no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, com a direção do “Centro de Emprego e Formação Profissional de Leiria”, estrutura local do IEFP, IP de forma a perceber como está a evoluir a situação do emprego na nossa região, a oferta e procura no mercado de trabalho, os programas de apoio às instituições de apoio social e programas de estímulo às empresas, nesta situação especial de pandemia.

O IEFP manifestou a sua preocupação por ver o mercado com menor oferta de trabalho e pelo aumento do número de desempregados inscritos no centro de emprego de 1182 (em janeiro de 2020) para 1710 pessoas (em julho 2020) no concelho da Marinha Grande, tendo havido um aumento do êxodo de migrantes provenientes maioritariamente de Lisboa para a Marinha Grande.

A direção do “Centro de Emprego e Formação Profissional de Leiria” comunicou ainda à Presidente da Câmara Municipal que, devido à pandemia de COVID-19, teve que reorganizar o Pólo de formação da Marinha Grande de acordo com as novas regras de segurança, localizado na Zona Industrial da Marinha Grande. Para além disso, o edifício do Centro de Emprego da Marinha Grande, na avenida Victor Gallo, a 15 de setembro entrará num período de cerca de 9 meses de obras de requalificação e, por isso, este serviço recentrar-se-ão no Pólo de formação do IEFP, sito na Zona Industrial de Casal da Lebre.

A Presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, manifestou “total disponibilidade para colaborar com o IEFP em todas as suas ações de forma a estimular e qualificar o emprego no concelho da Marinha Grande”. Nesse sentido, e porque se prevê um aumento no desemprego decorrente da pandemia, a CMMG e o IEFP celebrarão um acordo de parceria para formação profissional e para a cedência ao IEFP de salas de formação no Centro Empresarial Municipal da Marinha Grande de forma a que este instituto consiga garantir formação profissional à população e às empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário