terça-feira, 25 de agosto de 2020

Conhecidos na 1ª Meia-Final em Salir, os primeiros 7 Finalistas às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Realizou-se a primeira Meia-Final na Vila de Salir, com transmissão em direto na RTP1 e RTP Internacional, e os 7 Patrimónios mais votados que ficaram apurados como Finalistas são:
  • Braga - FESTAS DE SÃO JOÃO DE BRAGA - Braga
  • Castelo Branco - CRIPTOJUDAÍSMO DE BELMONTE - Belmonte
  • Faro - FESTA DA ESPIGA - Salir
  • Lisboa - COLETE ENCARNADO - Vila Franca de Xira
  • Lisboa - SANTO ANTÓNIO, FESTAS DE LISBOA - Lisboa
  • A. Madeira - BAILINHO DA MADEIRA - Calheta
  • Viana do Castelo - ROMARIA DE SÃO JOÃO D’ARGA - Caminha
“Este será certamente um momento que ficará na história da freguesia de Salir. Foi com grande satisfação e um enorme orgulho, associado à grande responsabilidade de receber uma das meias -finais deste concurso em Salir, que aceitámos o honroso convite do presidente das 7 Maravilhas® e da RTP.
Isto é serviço público, para nós é muito importante, termos assim a oportunidade de promover a nossa freguesia, o concelho de Loulé e o Interior do Algarve, um interior repleto de História, cultura, gastronomia, artesanato, de paisagens deslumbrantes e gentes únicas no seu bem receber.” palavras de Deodato João, Presidente da Junta de Freguesia de Salir e Anfitrião desta 1ª Meia-Final.
“Foi uma meia-final que expressou bem o sentimento de orgulho nacional patente em todos os candidatos a concurso e que demonstra bem a força da cultura popular portuguesa, sobretudo num palco como a vila de Salir, que acolheu esta meia-final, no coração de um Algarve muito turístico, mas que soube preservar e sabe disfrutar das suas tradições mais populares. Muito obrigado às gentes de Salir que nos receberam.”, palavras de Luis Segadães, Presidente das 7 Maravilhas.
A estes 7 patrimónios FINALISTAS vão-se juntar os outros 7 que irão ser apurados no dia 30 de agosto, na 2ª Meia-final a realizar-se em Torres Novas.
Gala da Declaração Oficial, realiza-se a 5 de setembro de 2020 em Bragança e será transmitida pela RTP, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados nas Meias-Finais, vão ser eleitos 7 patrimónios pelos portugueses como as 7 Maravilhas da Cultura Popular® – Sical.

Nenhum comentário:

Postar um comentário