segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

EDURegio permite que professores da Região de Coimbra adquiram competências digitais


No âmbito do projeto “EDURegio: Digital Regions for Education”, cofinanciado pelo programa Erasmus +, que tem a CIM Região de Coimbra como entidade parceira, foi dinamizado o curso online “Digitally Competent Teachers for Creative Digital Students”, através da plataforma European Schoolnet Academy, com o objetivo principal de ajudar os professores do ensino básico e secundário a desenvolver a sua competência digital para a aprendizagem ao longo da vida e a adquirir conhecimentos sobre as TIC através de várias ferramentas e estratégias.

Apoiados por moderadores nacionais em Itália, Espanha, Suécia e Portugal, os docentes de diferentes disciplinas tiveram oportunidade de adquirir conhecimentos sobre os quadros europeus de competência digital e descobriram como aumentar a competência digital através de várias ferramentas.

Com 2034 inscrições de 63 países diferentes, este curso teve uma taxa de conclusão de 60%, superior à média da União Europeia (57%) em cursos similares realizados pela European Schoolnet.

No que diz respeito aos professores portugueses, existiram 128 inscrições, sendo que 66 concluíram a formação. Portugal encontra-se, desta forma, no top 5 dos países com mais inscrições e certificações ao nível dos 63 países.

Este foi o primeiro curso da European Schoolnet Academy que ajudou os professores a descobrirem a SELFIE, uma ferramenta gratuita de autoavaliação concebida para ajudar professores e escolas a incorporar as tecnologias digitais no ensino, aprendizagem e avaliação dos alunos, destacando o que está a funcionar bem na escola e sugerindo também onde são necessárias melhorias.

Após a realização do curso, a autoavaliação dos participantes relacionada com a temática melhorou e 97% dos participantes disseram que voltariam a participar num tipo de curso semelhante e que utilizarão as ideias e exemplos apresentados no curso no seu trabalho quotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário