No âmbito do Congresso da Região de Aveiro 2021, a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), realiza nos dias 17 e 18 de junho de 2021, no Atlas Aveiro – Edifício Fernando Távora, a III Conferência Internacional [Re]Pensar a Biblioteca Pública, subordinada ao tema “O novo normal”, nos dias.
O tema escolhido pretende refletir sobre o papel das Bibliotecas em contexto de Pandemia e perspetivar a forma como este “novo normal” transformou as Bibliotecas em centros locais de ajuda, a nível nacional e internacional.
O público alvo do evento são bibliotecários e a Conferência conta com a parceria da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.
No contexto atual, as Bibliotecas Públicas emergem com um papel preponderante no âmbito do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que definem as prioridades e aspirações globais para 2030 e requerem uma ação à escala mundial para erradicar a pobreza e criar uma vida com dignidade e oportunidades para todos.
Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, transforma as Bibliotecas em espaços únicos na esfera pública, onde se dá voz às minorias, sendo, assim, agentes ativos na resolução de problemas sociais, contribuindo para a erradicação da pobreza, para a redução de desigualdades, para o aumento de uma educação de qualidade, para a construção de comunidades e cidades mais sustentáveis e inclusivas.
O programa da III Conferência Internacional [Re]Pensar a Biblioteca Pública integra as principais Entidades nacionais e internacionais ligadas ao setor, que participam como oradores e moderadores, bem como especialistas de todo o mundo na área da biblioteconomia que irão apresentar projetos e refletir sobre estratégias e boas práticas para as Bibliotecas Públicas.
A III Conferência Internacional [Re]pensar a Biblioteca Pública: o “novo normal” promove, ainda, uma “Biblioteca de Ideias”, um espaço dedicado à apresentação de projetos nacionais, inovadores, partilha de experiências e boas práticas sob a forma de Pitch. A integração desta ação na Conferência pretende valorizar iniciativas desenvolvidas nas Bibliotecas Públicas e/ou Redes de Bibliotecas das Comunidades Intermunicipais espalhadas pelo país.
No arranque deste evento, a CIRA e a Direção Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas celebrarão um Acordo de Cooperação para o Desenvolvimento da Rede de Bibliotecas da CIRA, com vista ao desenvolvimento de serviços em rede, numa lógica de partilha e otimização de recursos, visando a oferta de serviços partilhados, a melhoria contínua na prestação de serviços públicos de qualidade e de promoção de identidade regional.
No dia 19 de junho, de manhã, haverá um Programa Social para todos os participantes, proporcionado pelos Municípios de Águeda, Estarreja e Murtosa, que permitirá conhecer melhor o muito que a Região de Aveiro tem para oferecer.
Alinhada com a visão estratégica de Aveiro - Cidade, Município e Região - para a Cultura, consubstanciada na Candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027, esta conferência resulta de um trabalho em rede, a nível local, regional, nacional e internacional, e coloca a Cultura em debate e Aveiro no centro de reflexão e inspiração para a construção e desenvolvimento de modelos de gestão e participação mais inclusivos e sustentáveis, com epicentro na qualidade de vida dos cidadãos.
Mais informações e inscrições disponíveis no site da Conferência:
Nenhum comentário:
Postar um comentário