sábado, 10 de julho de 2021

Câmara de Águeda atribui vales de desconto no comércio local a quem reciclar

 Os pontos obtidos após deposição de latas e de garrafas de plástico e de vidro na máquina instalada no Mercado Municipal podem ser também trocados por vales de descontos em compras no comércio local.

A Câmara de Águeda, procurando envolver os cidadãos e o comércio local nas iniciativas ambientais do Município, alargou as vantagens associadas à deposição de resíduos na máquina instalada no Mercado Municipal, um equipamento inovador, único na região Centro, que identifica e separa latas e garrafas de plástico e de vidro. Disponibilizada no final do novembro do ano passado, já foram valorizadas nesta máquina, até ao momento, mais de 9 mil embalagens.

Este projeto, desenvolvido no âmbito do Laboratório Vivo para a Descarbonização – Águeda Sm@rt City Lab e cofinanciado pelo Fundo Ambiental, mobiliza e sensibiliza a comunidade para a valorização de resíduos, evitando a sua indevida deposição como resíduo indiferenciado.

Uma ação que pretende mobilizar os estabelecimentos comerciais para serem também “mais amigos do ambiente”, colaborando na adoção das medidas a implementar.

Ao depositar-se um resíduo na máquina, cuja utilização é gratuita, esta emite um talão com o número de pontos correspondente, sendo que os pontos acumulados poderão ser trocados por diverso material, como por exemplo sacos reutilizáveis, kits domésticos de reciclagem, redutores de caudal, etc. ou ainda por entradas nas Piscinas Municipais de Águeda ou no Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga, ou ainda por vales a descontar em compras no comércio local aderente.

No caso dos vales de desconto a trocar no comércio local, os cidadãos que tiverem até 200 pontos podem trocar por um vale de desconto de um euro, que poderá ser descontado em compras iguais ou superiores a cinco euros nos estabelecimentos comerciais aderentes do concelho de Águeda, incluindo Mercado Municipal, que estarão identificados através de um selo, com a indicação “Estabelecimento amigo do ambiente”.

Os pontos podem ser trocados na sede do Laboratório Vivo para a Descarbonização – Águeda Sm@rt City Lab (na Rua Luís de Camões) ou no Posto de Turismo de Águeda.

“Ao mesmo tempo que promovemos a sustentabilidade e a economia circular, dinamizamos o concelho e a economia local, bem como estreitamos as parcerias locais”, sublinhou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que este projeto, designado de “Resíduos com Valor”, valoriza ainda a vertente social e pedagógica.

Com este projeto, “promovemos uma gestão mais eficaz, quer para a redução dos resíduos gerados pelos cidadãos e pelo comércio, quer para a separação e valorização dos resíduos produzidos”, para além de que, através de uma parceria estabelecida com a ERSUC e com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Águeda (AHBVA), pelos resíduos valorizados e encaminhados uma quantia monetária reverte para os bombeiros.

A utilização da máquina é muito simples, basta seguir as instruções disponibilizadas no local, na loja n.º 50 do Mercado Municipal, com acesso pelo exterior.

O regulamento e inscrições para o comércio local está disponível em https://www.cm-agueda.pt/p/residuoscomvalor.

De referir que, com o decurso da iniciativa, os produtos/benefícios para troca de pontos estão limitados aos stocks e vales disponíveis, podendo sofrer alterações ou ainda serem introduzidos outros benefícios.

Para qualquer esclarecimento adicional, os interessados devem contactar a Câmara Municipal de Águeda, através do e-mail dv-as@cm-agueda.pt ou geral@cm-agueda.pt.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário