Maria Luísa Ceballos, presidente da Câmara Municipal de Priego de Córdoba, vai assumir a presidência da Rede nos próximos dois anos. Na mesma assembleia foi também aprovado o Relatório de Contas e o Relatório de Ações de 2021, bem como o Orçamento e o calendário de atividades para 2022.
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e da Páscoa realizou, no passado dia 14 de dezembro, uma nova Assembleia Geral em que foi aprovada a renovação do seu Conselho Diretivo para os próximos dois anos e cuja presidência recaiu, desta vez, sobre a presidente da Câmara Municipal de Priego de Córdoba, María Luísa Ceballos. Sucede a Rosário Andújar Torrejón, presidente da Câmara de Osuna, que agora assumirá o cargo de vogal.
Durante a Assembleia, a nova presidente agradeceu a Rosário Andújar "pelo grande trabalho feito, porque assumiu a presidência em tempo difícil". Da mesma forma, mostrou a sua gratidão "a todos os parceiros por esta nomeação" e manifestou o seu "interesse por esta Rede, em que acredito, pela forma de trabalhar, numa cooperação positiva que funciona para levar a cabo um projeto". Maria Luísa Ceballos sublinhou ainda "a boa ligação entre os municípios que compõem esta Rede" e sublinhou o seu desejo de "realizar o trabalho da melhor forma possível com a ajuda dos técnicos que nos colocam no panorama turístico internacional", além do seu desejo de "estar, pelo menos, à altura da anterior presidência".
No decurso desta Assembleia Geral, foi também aprovado o Relatório de Contas de 2021 e o Relatório de Ações, bem como o Orçamento e o Calendário de Atividades para 2022, que inclui, entre outras ações relevantes, a apresentação, no Luxemburgo, da candidatura como Itinerário Cultural Europeu cuja resolução terá lugar no mesmo ano.
Mais sobre a Rede Europeia
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa foi criada em 2019 e faz parte da Fundação Italiana Federico II, representando os municípios de Palermo e Caltanissetta, da Sicília, Itália; o município de Birgu, em Malta; a Comissão de Quaresma e Celebrações da Semana Santa, em Braga, Portugal; as Representações da Paixão de Cristo em Skofja Loka, Eslovénia; os municípios que fazem parte da rota Caminos de Pasión: Alcalá la Real em Jaén, Baena, Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil em Córdoba e Carmona, Écija Osuna e Utrera em Sevilha. Também dentro da geografia espanhola encontramos Orihuela em Alicante; Lorca em Múrcia e Viveiro em Lugo.
Esta Rede tem como objetivo promover e divulgar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as comemorações da Semana Santa e da Páscoa, através de ações que valorizem este património, promovam o desenvolvimento turístico sustentável e contribuam para a salvaguarda do património imaterial através de trabalhos científicos e de investigação. Da mesma forma, o seu principal objetivo é unir forças e sinergias para consolidar um modelo de estudo, salvaguarda e divulgação do património das tradições da Semana Santa e da Páscoa na Europa.
Abel Rocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário