sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Marinha Grande | FASE MUNICIPAL DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA EM FEVEREIRO

 A Câmara Municipal da Marinha Grande, através da Biblioteca Municipal, vai realizar pelo quinto ano consecutivo a Fase Municipal do Concurso Nacional de Leitura, iniciativa que envolve a participação de mais de uma centena de alunos dos diferentes níveis de ensino dos três Agrupamentos de Escolas do concelho.  

Devido às restrições ainda impostas pela Covid-19, o concurso terá um formato misto, com as provas escritas feitas com recurso a plataformas digitais e as provas de leitura expressiva realizadas presencialmente, já que envolvem um menor número de participantes, garantindo-se o necessário distanciamento físico.

No dia 23 de fevereiro, pelas 14h30, será disponibilizado a todos os alunos a concurso o link de acesso à prova escrita, sendo realizada em sessão assíncrona, feita nas próprias escolas. Os seis melhores classificados em cada nível de escolaridade irão estar presentes no dia 25 de fevereiro, no auditório da Resinagem, para a realização das provas orais, de leitura expressiva.

As obras selecionadas para o concurso são as seguintes:
1.º CEB | A arca do tesouro, de Alice Vieira
2.º CEB | Contos e Lendas de Macau: As mãos de Lam Seng, de Alice Vieira
3.º CEB | A Pirata, de Luísa Costa Gomes
SECUNDÁRIO | Contra mim, Valter Hugo Mãe

Os quatro primeiros classificados em cada nível de escolaridade irão representar o concelho na fase seguinte do Concurso - Fase Intermunicipal, que se irá realizar em Figueiró dos Vinhos, no próximo mês de abril. A final nacional terá lugar no dia 4 de junho, em local a anunciar.

Recorde-se, que o Concurso Nacional de Leitura é uma iniciativa conjunta do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL), da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e do Instituto Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, com o apoio da RTP e em articulação com os Agrupamentos de Escolas e os Municípios, com o objetivo de estimular o gosto e os hábitos de leitura e promover a importância da leitura na formação das crianças e jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário