A Biblioteca Municipal registou no ano de 2021 três vezes mais novos leitores do que em cada um dos cinco anos anteriores. No último ano foram registados 64 novos leitores, superando em larga escala os resultados apresentados desde final de 2015, o último em que se verificou um aumento deste número.
Por conta do impacto que a pandemia da Covid-19 causou na população, é possível também denotar menos pessoas a visitar o espaço, registando-se uma quebra de cerca de 1500 utilizadores. Apesar da diminuição, houve mais 162 monografias requisitadas do que em 2020. Do total de leitores da Biblioteca Municipal apenas 10% se encontram entre os 0 e os 17 anos e 7% com mais de 66 anos de idade, sendo a grande maioria dos leitores (83%) da classe etária adulta.
Desde meados do ano antecedente, foi também possível voltar a ver as habituais sessões de cinema, todas as sextas-feiras, às 21h30. Nos anos de 2020 e 2021 realizaram-se praticamente metade das sessões quando comparados a anos anteriores, o que fez reduzir também o número de espectadores por ano e, consequentemente, também devido às limitações impostas pela pandemia, a contração do número médio de espectadores por sessão. Quanto à faixa etária, existe uma ligeira maioria de bilhetes vendidos de classe estudante, seguindo a mesma linha de todos os outros anos anteriores.
Recordar que recentemente a Biblioteca Municipal voltou a ter jornais e periódicos impressos disponíveis para leitura, depois de ter sido suspensa a exposição destes artigos no período mais intenso da pandemia. A Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova tem neste momento disponíveis para empréstimo várias novidades, atualizadas todos os meses, que podem ser consultadas presencialmente ou via online.
Nenhum comentário:
Postar um comentário