terça-feira, 19 de julho de 2022

Cantanhede | Município estabelece parceria com Associação Geração Spectrum e Fundação AIP. Museu LOAD ZX Spectrum em destaque no Lisboa Games Week

 

No âmbito da edição de 2022 do Lisboa Games Week, que decorre em Lisboa de 17 a 20 de novembro, o Município de Cantanhede estabeleceu uma parceria institucional com a Fundação AIP e a Associação Geração Spectrum para apresentar, em exclusivo e a título de extensão temática, a representação do Museu LOAD ZX Spectrum durante as suas próximas três edições.

Esta representação visa enriquecer os conteúdos programáticos do evento, nomeadamente no âmbito do programa do Serviço Educativo do Lisboa Games Week, onde a promoção de espaços temáticos e programas específicos de formação são orientados para disponibilizar diferentes áreas de conhecimento junto do público mais jovem.

O Lisboa Games Week é o maior evento de videojogos realizado em Portugal, tendo registado em 2019 mais de 63 mil visitantes, dos quais 17 mil de alunos e professores, através de visitas de estudo de todo o território continental.

Tratam-se de indicadores aliciantes para a promoção do Museu LOAD ZX Spectrum, e também do próprio Município de Cantanhede, que acompanha o seu desenvolvimento enquanto conteúdo lúdico e educativo.

O Museu LOAD ZX Spectrum surgiu para homenagear os microcomputadores idealizados por Sir Clive Sinclair e também recordar de forma singular o contributo português na construção de muitos destes equipamentos a partir da fábrica da TIMEX em Almada.

Este espaço único no mundo homenageia aquele que foi, para muitos europeus, o seu primeiro computador e, por isso, o primeiro contacto que tiveram com videojogos. Foi a partir deste objeto mágico que muitos aprenderam a programar e deram passos decisivos em direção à revolução tecnológica que contribuiu decisivamente para introduzir os jovens na tecnologia e incentivar muitos deles a prosseguir uma carreira profissional em videojogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário