terça-feira, 19 de julho de 2022

Cantanhede | No passado sábado, 16 de julho o Livro de Isolete Pessoa foi apresentado na Biblioteca Municipal

Mais de seis dezenas de pessoas assistiram, no passado sábado, dia 16 de julho, no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, à apresentação editorial do livro “Contos lunares”, de Isolete Pessoa.

Em lugar de destaque na mesa de honra, para além da autora, estiveram Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, e Rui Crisóstomo, médico e ex-autarca de Cantanhede.

Na sessão de abertura, Pedro Cardoso, vice-presidente do Município de Cantanhede congratulou-se “por mais este sucesso literário de Isolete Pessoa” e não deixou de sublinhar “o grande amor da autora pela sua aldeia, Póvoa da Lomba, pelas suas gentes, que a viram crescer e tanto a orgulham, assim como as amizades que ali nasceram na sua infância e juventude, e se mantiveram durante décadas”.

O autarca responsável pelo pelouro da Cultura fez ainda menção à “importância do testemunho cultural e sociológico que é possível encontrar nestes textos, alguns, relatos das vivências das gentes do concelho. Há uma intencionalidade de resgatar do esquecimento ou mesmo da perda irremediável, este filão de histórias com gente dentro”.

Na apresentação que fez da obra, Pedro Cardoso destacou também: “Esta obra, ainda que num registo forte, doloroso, até, na medida em que nos reconta histórias, é um hino às gentes, particularmente às gerações que nos antecederam, e pelo qual nos atesta que, perante a adversidade, perante as dificuldades, os nossos antepassados, pela força do conhecimento e sabedoria dos mais velhos, sempre procuraram contrariar as agruras, as dificuldades, em demanda desse desejo sempre presente, ser feliz!”

Visivelmente emocionada, Isolete Pessoa salientou “a importância dos amigos nas minhas criações literárias, particularmente os que tive o privilégio de partilhar a minha infância” aliás, “um desses amigos, é o Rui, que aceitou o meu convite e criou estas magníficas ilustrações que integram “Contos lunares”. São amizades duradouras como estas que me deixam de coração cheio”.

A condução da sessão esteve a cargo de Álvaro Maio, responsável, também, por vários momentos musicais a solo, numa iniciativa que contou ainda com os emotivos testemunhos vários amigos de longa data, com destaque natural para Rui Crisóstomo, autor das catorze ilustrações que integram o livro de contos, obras que estiveram expostas durante a sessão.

Recorde-se ainda a vertente solidária desta publicação com 20% da receita apurada com a venda da publicação a reverter a favor da PLASCE – Associação Social, Cultural e Ecológica da Póvoa da Lomba.

Sobre Isolete Pessoa

Maria Isolete Pessoa Miranda é natural de Cantanhede, onde nasceu a 29 de dezembro de 1951.

Fez parte dos seus estudos secundários no Colégio Infante de Sagres, em Cantanhede, tendo continuado o seu percurso académico no Liceu Salvador Correia de Sá, em Luanda, Angola.

De regresso a Portugal, fez os estudos universitários na Universidade de Coimbra, tendo obtido a Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas e o Bacharelato em Filologia Românica.

Dedicou a sua vida profissional ao ensino, tendo lecionado quase toda a carreira na Escola Secundária de Eça de Queirós da Póvoa de Varzim.

Publicou e foi correspondente do Jornal do Colégio Infante de Sagres.

Publicou, no jornal “Gazeta de Cantanhede”, o conto “Quando o Sol Morre no Horizonte” e outros artigos literários, sob o pseudónimo de Luzia Pessoa.

Faz parte do livro “AUTORES CONSAGRADOS 2021”, do Colégio do Sagrado Coração de Maria de Lisboa, com o conto “O Professor Que Não Sabia Sorrir”.

Fez parte do júri da 15ª Edição da fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura, em 2022.

Publicou o livro de poesia “DIVERSOS”, em 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário