quarta-feira, 27 de julho de 2022

IPST | Sustentabilidade na doação de órgãos

 

Lacerda Sales agradece aos dadores e às suas famílias.

“Com esta efeméride, pretende-se prestar um justo e merecido reconhecimento público, bem como deixar um agradecimento, quer aos dadores e às suas famílias, quer aos profissionais envolvidos na doação e na transplantação de órgãos”, disse, esta quarta-feira (20/07/2022), o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, na cerimónia que assinalou o Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, dedicada à Sustentabilidade da Doação e da Transplantação.

Na sessão de encerramento, o governante agradeceu “a solidariedade, o altruísmo e a dedicação ao próximo”, que se têm vindo a refletir “nos níveis de atividade que temos vindo a registar nos últimos anos e que colocam Portugal num lugar cimeiro no panorama da doação e da transplantação a nível mundial”.

Nos primeiros seis meses do ano, adiantou, foram realizados 365 transplantes em Portugal, o que corresponde a uma média de dois transplantes por dia, sensivelmente o mesmo número registado em período homólogo de 2021, ano em que, ainda em pandemia, registámos um aumento de 12% da transplantação de órgãos.

Lacerda Sales agradeceu, também, a todos os profissionais de saúde envolvidos na transplantação e às entidades oficiais que, além dos aspetos clínicos, colaboram nesta atividade, garantindo o rápido transporte das equipas e dos órgãos.

Para o governante, esta data constitui, igualmente, uma oportunidade para consciencializar a população para a importância da dádiva. “Com pessoas mais informadas, certamente conseguiremos aumentar as dádivas de órgãos”, acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário