quarta-feira, 27 de julho de 2022

Grupos Folclóricos de Mira sentiram-se “discriminados” pela RTP

Aconteceu no dia 23, quando a RTP transmitiu o seu programa em direto durante as Festas de São Tomé...

Dois Grupos Folclóricos do Concelho de Mira (das localidades de Barra de Mira e de Corticeiro de Baixo) sentiram-se discriminados durante a apresentação do programa da RTP, no passado sábado.
Conforme confidenciaram à reportagem do Jornal Mira Online, foram "convidados a estarem presentes no recinto das Festas" ao qual, segundo suas palavras, acorreram "com todo o gosto, no sentido de promover a Etnografia local". Para "espanto geral de todos nós" a RTP terá tido interesse em "apenas mostrar alguns dos Grupos, em detrimento de outros, como se houvessem filhos e enteados..."
Garantindo estarem "tristes pelo facto de termos mobilizado nossos componentes para virem ao recinto tendo, alguns, desmarcado compromissos pessoais para estarem presentes" as delegações acabaram por "desmontar o que tínhamos preparado" tendo, de seguida, retirado-se "sem que, ao menos tivessem virado a câmera para o nosso lado".
Jornal Mira Online esteve à fala, no mesmo dia, com o Vereador Tiago Cruz, responsável maior pela Organização de toda a Festa, que confirmou ter "conhecimento, através dos senhores encarregados dos Grupos, desta situação". 
Lamentando o ocorrido, Tiago Cruz garantiu, entretanto, que "quem decidiu o que havia de transmitir foi a RTP, uma vez que, a nós, cabia-nos dar-lhes informações sobre cada um dos Grupos para que, em posse das informações, pudessem fazer o direto".
Garantindo que, "em última análise, sou o responsável principal pelo que de bem ou de mal aconteça neste evento", o Vereador colocou uma questão e uma garantia: "numa situação dessas, pergunto a todos se não devíamos ter a RTP aqui? A transmissão do programa trouxe vários milhares de pessoas ao recinto em horas que normalmente teriam bastante menos pessoas no recinto... eu penso que foi extremamente benéfica a presença do canal público, que divulgou o Concelho não só para o país, como para o mundo!"
Afirmando "perceber claramente a tristeza das pessoas em causa" Tiago Cruz reiterou que "a escolha não partiu, nem podia assim ser, de nós. A RTP é independente nas suas escolhas, mas isso - para nós, mirenses - em nada deslustra o excelente trabalho desenvolvido por todos os nossos Grupos folclóricos... incluindo os dois em causa, visto que levam o bom nome do Concelho bem longe e são excelentes no trabalho que desenvolvem!"

Fonte: Jornal Mira Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário