quarta-feira, 27 de julho de 2022

Proença-a-Nova | CLDS-4G comemora Dia dos Avós na Biblioteca Municipal

O Dia Internacional dos Avós foi assinalado, esta terça-feira, dia 26 de julho, com a promoção do workshop “A igualdade de género na relação avós e netos”, numa iniciativa coordenada pelo CLDS-4G em parceria com o Município de Proença-a-Nova. A sessão, orientada por duas psicólogas e técnicas da Associação Amato, decorreu na Biblioteca Municipal e destinava-se tanto aos avós, como aos mais jovens participantes, que também marcaram presença na sessão.

Numa fase inicial coube às estrelas do dia, os avós, apresentarem os netos, caracterizando-os e enumerando as atividades que habitualmente realizam em conjunto. No segundo momento as duas oradoras dissertaram sobre os conceitos relacionados com a igualdade de género, mantendo a plateia atenta e participativa. Por fim, houve espaço para dinâmica entre avós e netos, que, à vez, subiram ao palco para jogar à mímica com atividades do seu dia-a-dia.

Verónica Rodrigues, uma das psicólogas que orientou a sessão, afirma ser necessário “criar metáforas e analogias para construir conceitos, por ser mais fácil transmitir estas ideias às crianças”. Ainda assim, assumem ficar “constantemente surpreendidas com as formas, às vezes até mais simples, de entender certas questões”.

O nosso objetivo é sensibilizar, sempre, porque é em pequenos que eles começam a ter estas ideias de género e do que a sociedade lhes impõe tanto a um como outro género. É importante que eles sejam livres para pensar”, enaltece a psicóloga. Quanto à especificidade da comemoração do Dia Internacional dos Avós, Verónica frisa que a boa relação entre avós e netos “é importante para o crescimento saudável dos netos, mas que também traz benefícios para os avós, como aumento da longevidade e qualidade de vida”.

No momento final da sessão as crianças dos ATL’s do Centro de Estudos e Explicações - Caixa Mágica, da Associação de Pais e os jovens que participam nas Grandes Férias com Arte, Ciência e Desporto, receberam ainda uma oferta, composta por um postal alusivo ao Dia dos Avós e um personalizado jogo do galo, considerado um jogo intergeracional.

Esta ação faz parte de um conjunto de iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, cofinanciado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, através do POISE (Programa Operacional Inclusão Social e Emprego), Portugal 2020, União Europeia e FSE (Fundo Social Europeu).

Nenhum comentário:

Postar um comentário