quarta-feira, 27 de julho de 2022

SEAS | Centro Hospitalar Tondela-Viseu

 

Governo aprova construção do novo Centro de Radioterapia.

“É com entusiamo que anuncio que aprovámos a construção do novo Centro de Ambulatório e Radioterapia do Centro Hospitalar Tondela-Viseu”, anunciou António Lacerda Sales, no dia 22 de julho, em Viseu.

Na cerimónia das comemorações do 25.º aniversário do edifício do Hospital de São Teotónio, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde anunciou o investimento de 25,8 milhões de euros, cofinanciado em mais de 13 milhões de euros por fundos comunitários, para aquisição da empreitada de construção desta infraestrutura.

O investimento permitirá, nas palavras de Lacerda Sales, cumprir “uma ambição antiga e uma obra necessária”, para responder a muitos doentes oncológicos que “terão mais e melhor acesso para as suas necessidades de saúde”, disse.

O anúncio foi feito por ocasião da inauguração da nova Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Serviço de Medicina Intensiva do Hospital de São Teotónio, em Viseu. A nova unidade, um investimento superior a 2,4 milhões de euros, passa agora a dispor de 20 camas de cuidados intensivos, de equipamentos de última geração e quartos de pressão negativa.

O Secretário de Estado referiu ainda investimentos em curso que permitirão responder às “necessidades vindouras”, nomeadamente a ampliação e remodelação da Serviço de Urgência, um investimento de 7,3 milhões de euros, a nova unidade de Internamento em Psiquiatria, mais de 6,2 milhões de euros, e os diversos projetos de eficiência energética que totalizam cerca de 6,3 milhões de euros de investimento.

“Para além de números, estes projetos evidenciam a determinação do Governo em eliminar as assimetrias geográficas e promover a coesão social e territorial”, salientou António Lacerda Sales.

O governante felicitou todos os profissionais do centro hospitalar “pelo espírito de missão e entrega” na resposta à Covid-19, mas também “pelo contributo diário em prol das populações”, referindo que em 2021, realizaram “mais de 260 mil consultas externas e mais de 17 mil intervenções cirúrgicas”, contribuindo para a redução da lista e do tempo de espera para cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário