A espasticidade é uma hipertonia muscular que pode interferir com a funcionalidade do doente com Lesão Encefálica ( AVC e TCE) quer seja na marcha, quer nas tarefas básicas do dia a dia como vestir uma camisola, tomar banho ou comer.
A toxina botulínica tem um papel fundamental no tratamento da espasticidade focal para reduzir o seu impacto na funcionalidade do doente, permitindo assim reduzir a interferência desta nas atividades básicas do dia a dia bem como prevenir retracções miotendinosas e evitar a dor.
É no âmbito da formação na área da intervenção na espasticidade que dia 29 de Novembro de 2022, terça-feira, se irá realizar um Workshop sobre “Aplicação Ecoguiada de Toxina Botulínica na Dor e Espasticidade” com o Dr. Jacobo Formigo (Especialista em Medicina Física e de Reabilitação e Chefe da Unidade de Reabilitação Intervencionista do Complexo Hospitalar Universitário de A Coruña, EOXI A Coruña) com co-organização pelo Dr. João Constantino.
Esta formação irá consistir numa sessão teórica e demonstração ecográfica Live Demo dos principais músculos do membro superior e inferior. Terá ainda uma componente prática com aplicação de toxina botulínica ecoguiada em doentes espásticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário