segunda-feira, 28 de novembro de 2022

ISP Dialogues regressam a 29 de novembro, na Universidade Católica no Porto

 Clima, diferenças sociais, direitos humanos e relações internacionais em debate na Escola do Porto da Faculdade de Direito da Católica

João Pedro Matos Fernandes, Francisca Guedes de Oliveira, Paulo Pinto de Albuquerque e Isabel Capeloa Gil são os próximos convidados dos ISP Dialogues. Esta é uma iniciativa da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica, aberta à comunidade, que promove o debate sobre temas de Direito Internacional, Relações Internacionais e Direito Europeu. A próxima sessão decorre já no dia 29 de novembro e as restantes prolongam-se até 12 de dezembro.
 
"Climate Change: Current and Future Challenges" é o tema da sessão de João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente entre 2015 e 2022 e atual professor catedrático da Universidade do Porto, que decorre esta terça-feira, 29 de novembro, pelas 14h30. No dia seguinte, 30 de novembro, às 11h15Francisca Guedes de Oliveira, membro do Conselho de Administração da AICEP, futura administradora do Banco de Portugal e professora da Católica Porto Business School, apresentará o tema "Capitalism, Liberal Democracy, and Poverty: Why is the Gap between Poor and Rich Enlarging?”
 
"The European Court of Human Rights as a Promoter of Accountability and Human Rights Policies", no dia 7 de dezembro às 11h15, será o tema tratado por Paulo Pinto de Albuquerque, professor catedrático da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.
A última sessão da edição de outono dos ISP Dialogues terá lugar a 12 de dezembro às 11h15, sob o tema “The Inability to Forget. Nostalgia and International Reconciliation Practices” e contará com a presença de Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa.
 
“Os ISP Dialogues têm permitido aos nossos estudantes a exposição a temas críticos do direito e das relações internacionais. Adquirem, também fora da sala de aula, conhecimento para interpretarem o mundo de hoje, em contacto com o amanhã,” refere Azeredo Lopes, coordenador do International Studies Programme. “No International Studies Programme temos estudantes de todo o mundo e o que verificamos é que os ISP Dialogues são um complemento notável de contacto com temas da atualidade, com oradores de relevo nacional e internacional”, salienta ainda Maria Isabel Tavares, professora da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa.
 
Os oradores convidados têm diferentes origens pessoais e profissionais. Fomenta-se, assim, o pensamento crítico, através da apresentação de temáticas e contextos interdisciplinares, segundo uma abordagem abrangente, tolerante e plural do Direito Internacional e Europeu e das Relações Internacionais aos estudantes do Mestrado em Direito Internacional e Europeu e, neste, aos do International Studies Programme.
 
As sessões são abertas ao público e decorrem no Edifício Américo Amorim, na Universidade Católica Portuguesa no Porto.

 Patrícia Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário