segunda-feira, 28 de novembro de 2022

Seleções feminina e masculina de Goalball do Canadá realizam estágio em Águeda

 As duas seleções escolheram Águeda para acolher o seu estágio de preparação para o Campeonato do Mundo de Goalball
 
Águeda foi a cidade escolhida pelas seleções feminina e masculina do Canadá para realizarem o seu estágio de preparação para o Campeonato do Mundo de Goalball, que vai decorrer nos dias 7 e 16 de dezembro em Matosinhos. Antes, de 1 a 3 de dezembro, as duas equipas vão treinar e preparar-se no pavilhão gimnodesportivo da Escola Fernando Caldeira.
“É um enorme privilégio acolher estas duas seleções em Águeda para fazerem o seu estágio”, começou por dizer Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, realçando o Município se associou à organização dos Mundiais de Goalball, prestando “todo o apoio necessário para que os atletas tenham as melhores condições para treinarem”.
A prova foi atribuída a Portugal pela International Blind Sports Federation (IBSA), estando a ser organizada pela Associação Nacional de Desporto para Pessoas com Deficiência Visual (ANDDVIS). Entre os dias 5 e 17 de dezembro, Portugal recebe uma competição que se disputa nas vertentes feminina e masculina e que envolve um total de 32 seleções.
Classificando este mundial como “uma incrível oportunidade desportiva para a afirmação de Portugal no desporto adaptado e paralímpico, para além de representar um contexto de visibilidade mundial na organização de um evento desta envergadura”, Edson Santos salienta que o desporto adaptado é uma das áreas de intervenção desportiva estratégicas para o Município.
Para a Câmara de Águeda, o Desporto é “um dos mais importantes fatores promotores de inclusão, coesão e desenvolvimento psicossocial”, desenvolvendo estratégias ao longo de todo o ano de fomento da atividade desportiva para todos e combatendo a descriminação das pessoas com deficiência.
A oferta desportiva disponível – e que integra o Plano de Atividades anual, em parceria com clubes, associações e estruturas de apoio social – incluem diversas modalidades, como natação adaptada, paracanoagem, judo, paraciclismo, marcha/caminhada e sup-padlle up adaptado.
A par desta atividade regular, o Município apoia a organização de diversos eventos de desporto adaptado, como competições, estágios, encontros e torneios, em parceria, nomeadamente, com a ANDDI – Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual, para além das parcerias institucionais com o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, a FPDD – Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência e CPP – Comité Paralímpico de Portugal e que são “uma mais-valia para o desenvolvimento do projeto do Desporto Para Todos – Desporto Adaptado” promovido pela Câmara de Águeda.
É neste contexto que surge este estágio das equipas femininas e masculinas do Canadá que vão estar em Águeda a prepararem-se para os Mundiais de Goalball, uma modalidade praticada por atletas que possuem deficiência visual. O objetivo do jogo é arremessar uma bola com as mãos de modo em que a bola entre na baliza do adversário.

Ana Sofia Pinheiro

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário