Polémicas à parte, o Presidente Marcelo vai mesmo deslocar-se ao Qatar na próxima quinta-feira para assistir ao jogo de estreia da Seleção nacional no Mundial. A autorização foi dada esta segunda-feira pela Assembleia da República, mais concretamente pelos votos favoráveis de PS, PSD e PCP.
Sem surpresa, IL e Bloco de Esquerda votaram contra e o Chega absteve-se. PAN e Livre não têm assento na Comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros, onde decorreu a votação do parecer. Amanhã, a deslocação será votada em plenário.
A justificação do PCP - argumento partilhado, aliás, pelos três partidos - foi o de que o Parlamento não deve opor-se às deslocações do Presidente da República nem interferir na agenda do chefe de Estado.
Marcelo vai assistir ao encontro frente ao Gana, que marca a estreia de Portugal no Grupo H do Mundial no Qatar. O jogo está marcado para as 16:00 em Portugal.
O que solicitou Marcelo?
No pedido de deslocação, que deu entrada no Parlamento, o Presidente da República solicitava a autorização para se ausentar do país entre 23 e 25 de novembro para assistir ao primeiro jogo da seleção no Qatar e admite a possibilidade de a deslocação se efetuar via Cairo para participar numa conferência sobre o "Futuro da Educação de Qualidade", juntamente com outros chefes de Estado.
Na mesma carta dirigida ao presidente do Parlamento, Marcelo refere que "foi acordada a participação das mais altas figuras do Estado nos jogos da Seleção das Quinas", estando prevista a presença do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, no segundo jogo (28 de novembro) e do primeiro-ministro, António Costa, no terceiro (em 2 de dezembro).
SIC Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário